Jamais sozinhos

“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. A minha alma está profundamente triste; por isso de ti me lembro desde a terra do Jordão, das alturas do Hermom, desde o monte Mizar.” (Salmos 42.5-6)

Quando se conhece Deus e já se experimentou Seu socorro, invariavelmente se chega onde o salmista chegou no texto de hoje. Está tudo muito difícil, as perspectivas são as piores. Há razões para um completo abatimento, para a desesperança… mas nos lembramos de Deus. Nos lembramos de Seu amor que, de tão grande e de um tipo que desconhecemos de tão especial, enviou Jesus. E Jesus personificou este amor, sendo Ele a expressão exata do amor de Deus por nós, o amor sacrificial, perseverante, sofredor. A alma cansada, triste e desesperançosa deve despertar.

Devemos prestar atenção no que dizemos a nós mesmos em momentos de tristeza. Naturalmente as vozes agradáveis se calam. Há um silêncio sombrio que tem voz, uma voz muda, mas potente. Ela nos diz que tudo está perdido. Ela realça todas as razões que temos para nos desesperar. Este é o caminho natural, mas o cristianismo nos convida ao caminho da fé. “O justo viverá pela fé” (Rm 1.17). E o triste se alegrará pela fé. Fé em quê? Fé na presença de Deus, no amor de Deus, nos bons propósitos de Deus. Não a fé simplista de que no final tudo dará certo, mas a fé realista de que, talvez o final seja indesejado, mas Deus estará conosco. O milagre cristão é a presença de Deus e não o que Deus pode fazer. Por isso o salmista diz: minh’alma, ponha a sua esperança em Deus! Ele tem memórias do Jordão, das alturas do Hermom e do monte Mizar. Deus já se manifestou antes e se manifestará mais uma vez. Ele está por perto.

Sentir e enfrentar dores são sempre algo muito pessoal. Mas é incrível o que a ideia da presença de Deus pode fazer por nós em momentos assim. É muito poderosa na vida de uma pessoa a consciência firme de que Deus está por perto. Por isso, cultive sua fé na presença de Deus. Não há motivos para desconfiar dela, pois Ele prometeu estar conosco. Esta afirmação é central no cristianismo: “E eu pedirei aoPai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.” (Jo 14.16-18). Como cristão você poderá estar angustiado, abatido e de tantas outras formas. Mas jamais estará sozinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui