Uruçuca: IV Jornada Pedagógica é marcada pela luta contra o analfabetismo de adultos

A IV Jornada Pedagógica reuniu toda família da educação uruçuquense na noite da última segunda (05), no Salão Paroquial da Igreja Católica, para discutir o tema central: EJA: Socialização de Saberes, Aprendizagens e Fazeres que norteará o ano letivo que se inicia no próximo dia 12 de março. O evento foi aberto com a apresentação do Grupo de Dança da Escola de Talentos da Secretaria Municipal de Educação ressaltando a motivação e a importância do professor.

O prefeito Moacyr Leite Junior recepcionou os convidados da mesa de honra que homenageou as diretoras: Dilma Lima, Leila Rosa, Michele Café, Rita de Cássia Chaves, Dirce Santana, Carla Freitas e Janete Gonçalves além da presidente da Comissão de Educação na Câmara de Vereadores, Magnólia Barreto, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Eunice Barreto e a secretária de Educação, Célia Farias.

Farias, em seu pronunciamento, divulgou as péssimas estatísticas de analfabetismo em Uruçuca e destacou a importância do enfrentamento dessa problemática convocando todos os presentes a tomarem a luta para si. “Somos todos responsáveis pela educação de Uruçuca e não podemos vendar os olhos aos 30% de adultos analfabetos”, conclamou. Ela ainda salientou que todos os educadores uruçuquenses não têm o direito de se esquivar para essa realidade. “Convoco a todos a mudar isso”, categorizou.

Ainda sobre a questão do analfabetismo no município, o prefeito afirmou que “como prioridade, em 2012, vamos melhorar esses índices apresentados”.

O palestrante, José Eustáquio Romão, do Instituto Paulo Freire procurou mostrar a importância de se alfabetizar numa sociedade grafocêntrica. “O analfabeto se sente assim como uma pessoa que sabe ler quando se depara com uma língua estrangeira”, comparou. O professor ainda falou que é inadmissível Uruçuca ter esses índices negativos devido à atenção perceptível dada pelo gestor, pelo poder legislativo, Conselho de Educação e uma secretária antenada. “Quero voltar a Uruçuca e quando retornar tenho certeza que não haverá mais analfabetos”, profetizou.

Após o bate papo com o doutor Romão foi realizado uma apresentação do Sarau das Escolas do Campo na escadaria da Igreja e um coffe break de confraternização. O evento contou com a presença dos secretários municipais, representantes da APLB, Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, vereadores, imprensa, autoridades e do IBEC, instituto organizador da jornada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui