Nesta quinta e sexta-feira, 19 e 20 de outubro, aconteceu no auditório do Hotel Skalla, em Teixeira de Freitas, o IV Fórum do Programa Líder, que engloba a Agência de Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia (Adex), uma iniciativa do Sebrae.
O evento marcou o encerramento de mais uma fase do programa, que foi composto por um ano e meio de encontros, envolvendo representantes e lideranças de vários setores de 13 municípios do Extremo Sul: Alcobaça, Caravelas, Prado, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Ibirapua, Lejedão, Itanhem, Vereda, Nova Viçosa, Mucuri,Itamaraju e Jucuruçu.
Nesta edição do Fórum, o consultor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Marcus Macedo, trouxe um curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos para os Municípios.
Marcus explicou sobre o evento e o objetivo do curso. “A ADEX sugeriu que nós pudéssemos trazer um tema, que é extremamente relevante, para a articulação dos recursos que vão viabilizar os programas e projetos que estão dentro dessa agenda, que é o tema Captação de Recursos para Municípios e Entidades do Terceiro Setor“, disse.
“A gente sabe que existe muita verba, muito recurso, tanto na iniciativa pública quanto privada, e faltam projetos, muitas vezes, de qualidade, que consigam captar e trazer esse recurso para ser implementado no território e a nossa missão aqui hoje é trazer essa informação, trazendo dicas e qualificação técnica para os adexanos e para os outros convidados“, concluiu Marcus.
Marcos Lemos, gerente de Relações Institucionais da Usina Santa Maria, expressou a felicidade de ser e poder ter representantes no programa. “Como nós temos como compromisso, nossa missão fomentar o desenvolvimento regional, estar presente numa seleção de quadros como essa do Líder, promovido pelo Sebrae, é gratificante para a Usina Santa Maria. E, pessoalmente, a mim, que fui a pessoa a vir aqui e estar representando a empresa, é um momento de busca, de troca de conhecimento e de aprendizado e de conhecimento desses atores fundamentais para o desenvolvimento regional“.
Alex Brito, gerente regional do Sebrae, falou sobre o papel da agência. “Esse é o programa Líder e essa é a ADEX, que hoje nós encerramos a fase de encontro de grupos, de capacitação, de treinamento. Começamos agora uma segunda fase, que é de fazer, de estar em campo, de entender as necessidades, as complexidades e de atuar para desenvolver esse setor, aliás o nosso extremo sul da Bahia nos diversos setores produtivos“.
Maxsoely Brito, secretária de Desenvolvimento Econômico de Teixeira de Freitas, falou sobre a importância do encontro. “Um curso de captação de recursos, ampliando muito mais a nossa atuação de forma estratégica, junto a nossas ações, trazendo muitas possibilidades, não só para Teixeira, mas para toda a região“.
Humberto Miranda, o presidente da Faeb e do Conselho do Sebrae Bahia, ressaltou o motivo da presença da visita à cidade. “Um ambiente de negócios, de formação de pessoas e de lideranças. Isso tem tudo a ver com transformação de Teixeira, da Bahia e do Brasil e quem faz as transformações são as pessoas“.
Maurício Simões, coordenador Interino de Políticas Públicas do Sebrae/BA, declarou ser uma satisfação muito grande participar do encontro. “O Sebrae, mais uma vez, com sua capilaridade, traz hoje o encerramento do Programa Líder, através de nossos consultores, de como trazer recursos para a nossa região. O programa Líder é o de maior força do Sebrae nacional e a Bahia dá a maior importância“.
Jadilson Moraes, diretor-geral da Rede Sollo de Comunicação e representante o presidente da CDL, José Carlos da Rocha, explicou a ausência de Zé e comentou sobre a importância do evento e do empresário se posicionar. “Não existe pequeno empresário, existe empresário de pequenas, médias e grandes empresas. O empresário que tem visão, trabalha em uma pequena, numa micro e numa macroempresa”, opinou Jadilson, que é presidente do Conselho Consultivo da CDL.