A concretização de meses de trabalho em busca de propostas e diretrizes que melhor representem à população eunapolitana que utiliza os serviços do SUS. Esse é o sentimento de cada pessoa envolvida na IV Conferência Municipal de Saúde, que teve sua abertura na tarde desta quinta-feira, no Auditório do IFBA.
Mais de 800 pessoas, entre funcionários da Secretaria de Saúde e Conselheiros Municipais, estiveram envolvidos neste processo, que durante meses, buscou eleger as melhores propostas e diretrizes para serem encaminhadas para a etapa estadual.
Entre os 104 delegados presentes no evento e eleitos nas Pré-Conferências, serão decididos aqueles que irão representar toda a população e buscar melhorias para a saúde ofertada em nossa cidade.
Na abertura da Conferência, que reuniu secretários municipais, autoridades, representantes de inúmeros segmentos e diversos ouvintes, os presentes puderam participar da palestra sobre o tema do evento, “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, ministrada pelo médico especialista em saúde pública, professor da UEFS e coordenador de Projetos Especiais da SESAB, Washington Abreu.
Após a apresentação do tema, a Secretária de Saúde do município, Edna Alves, apresentou todo o trabalho já realizado e as etapas da Conferência Municipal que se encerrará na tarde desta sexta-feira.
“Tenho muito a agradecer a todos os envolvidos neste processo que tem apenas um objetivo, a melhoria da saúde pública de nossa cidade. Até chegar este momento, trabalhamos muito para ouvir as necessidades do povo eunapolitano, e juntos iremos trazer bons resultados para Eunápolis”, afirmou Edna Alves.
Durante toda a sexta-feira, ainda serão apresentadas palestras com o diretor do Fundo Estadual de Saúde, Hipólito de Brito e a diretora da Atenção Básica da SESAB, Maria Agnê Cunha, após as palestras e discussão dos temas levantados nas pré-conferências as propostas serão escolhidas e os delegados eleitos para a próxima etapa dos trabalhos.