Na ultima sexta-feira de agosto, 26, o poder executivo de Itororó recebeu 2 notícias importantes para a população: a cidade foi selecionada no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do Saneamento e o projeto de pavimentação do bairro João Calixto foi aprovado pela CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia).
O PAC do Saneamento irá revitalizar e colocar para funcionar a Estação de Tratamento de Esgoto (Pinicão) e fará todo esgotamento do distrito de Rio do Meio. Já a CONDER, a pedido do deputado estadual Rosemberg Pinto, irá liberar recursos para construção de uma Praça no Bairro João Calixto e para a pavimentação de mais 5 ruas.
O pinicão existe há mais de 12 anos e apesar de sua construção ter custado milhões dólares aos cofres públicos, ele nunca funcionou de fato e o esgoto itororoense é lançado na natureza in natura (sem tratamento), coisa que deixa os moradores e os ambientalista revoltados. Segundo o prefeito Adroaldo Almeida, a reabertura dessa estação é “um avanço, do ponto de vista da ecologia, do desenvolvimento e de tudo”. Em Rio do Meio o saneamento começará nas 13 casas (Rua Marcolino Neponunceno), passará pelo Matadouro e englobará toda rua 15 novembro. O próximo passo agora será a finalização do projeto, que irá para a licitação e por ultimo as obras serão iniciadas.
Em sua campanha para prefeito, Adroaldo (PT), firmou um compromisso com os moradores do João Calixto, garantindo-lhes que se eleito pavimentaria aquela região. Agora 2 anos e meio no comando da terra da carne de sol, ele (Adroaldo) anunciou que irá calçar as 5 ruas daquele bairro e construirá, no meio, uma praça de lazer, arborizada, iluminada e ajardinada. O alcaide afirma que o projeto da pavimentação é “bom, porém só foi liberado graças a intervenção do conterrâneo Rosemberg Pinto”.
As ações do executivo estão sendo aprovadas pela povo e prova maior disso é a aceitação e o acolhimento por parte dos munícipes. “Eu acredito sim, pois o que ele promete, ele cumpre. Eu agradeço a Deus e a Adroaldo pelas melhorias que esta acontecendo aqui no loteamento. Hoje a gente senta aqui na porta, na paz de Deus, mas antes não era assim por aqui, tínhamos que fechar as portas cedo por que aqui era escuro e não tinha pavimentação”, disse dona Amélia Souza, conhecida a 16 anos no grande loteamento como dona Lora.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Itororó