A Secretária de Saúde (SMS) de Itororó tem se empenhado em melhorar a vida dos moradores da cidade. Um ponto de suma importância e que ajuda a obter resultados maciços são as campanhas de prevenção e combate a doenças. Todas as campanhas realizadas pela SMS têm uma grande aceitação do público itororoense, como foi o caso da campanha de combate a dengue.
Quando Adroaldo Almeida assumiu o comando da cidade em 2009, o município foi acometido com 1007 casos de Dengue, sendo que desse numero 15 foram do tipo hemorrágica e 2 pessoas morreram. Os principais motivos para isso ocorrer foi a falta de informação e a falta de incentivo a população, que não era estimulada a cuidar de suas comunidades e residências.
Percebendo essa deficiência a Saúde de Itororó movimentou toda a comunidade, com placas, faixas, spot de carro de som e rádio, palestras em pontos estratégicos e mutirões de limpeza. Os resultados desses investimentos foram além do esperado. Em 2010 foram registrados apenas 3casos da doença e 2011 nenhuma pessoa foi contaminada pelo o Aedes Aegypti.
Enquanto no Brasil, segundo Ministério da Saúde, houve um aumento médio de 120 % nos casos de Dengue, em Itororó a redução foi de 100%.
“A culpa da Dengue é nossa. Se nós não cuidarmos, sofremos as conseqüências. Graças a Deus e a massificação da poder público itororoense, a população se conscientizou e hoje estamos livres desse mal, que em 2009 contaminou 3 pessoas lá em casa, inclusive eu”, disse a estudante de enfermagem do CETEP, Milena Bonifácio.
Vacinação
O Brasil está em campanha de vacinação. O alvo no momento é a gripe. Todas as pessoas que tem acima de 60 anos, tem filhos com idade de até 2 anos ou está grávida, tem que vacinar. Itororó participa de todas as campanhas nacionais de vacina e a receptividade da população é muito grande. Todos os anos, a secretaria de saúde atinge todas as metas traçadas pelo governo federal, chegando a imunizar cerca de 90 a 100% dos moradores.
Hipertensão
Essa doença é outra que preocupa o executivo itororoense. A SMS tem procurado informar a população sobre os riscos desse mal silencioso que mata milhares de pessoas por dia em todo país. No dia nacional de combate a hipertensão (26 de abril) a secretaria de saúde Dr.ª Luciana Pedreira reuniu cerca de 200 hipertensos na Fundação Cultural Cabana da Ponte. Na oportunidade, os participantes do evento puderam assistir a uma palestra com o cardiologista Dr.ª Adauto Almeida.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Itororó