A cidade de Itororó retorna à mídia televisiva por causa do matadouro municipal. Na quinta-feira, 4, o apresentador Oscar Filho, do programa CQC, da Rede Bandeirantes de Televisão visitar, esteve visitando o matadouro, acompanhado de José Dario Kist, ex-promotor da cidade e autor de uma ação civil pedindo a interdição do local. A equipe do CQC percorreu as dependências do local fazendo filmagens e entrevistas.
“O fundamento da ação situa-se nas graves irregularidades do ponto de vista ambiental e de saúde pública de que tais empreendimentos padecem. As péssimas condições higiênicas e sanitárias existentes nos matadouros geram inúmeros riscos de transmissão de doenças graves”, disse o promotor ao apresentador do CQC. Ainda segundo Dario Kist, o matadouro não tem um veterinário de prontidão para verificar a saúde do gado que será abatido.
Por desobedecer a Portaria 304/96, o matadouro municipal de Itororó foi interdidato no dia 30 de novembro de 2012 e reaberto em 6 de dezembro, após vários protestos por parte dos magarefes e açougueiros. Na época, o então prefeito Adroaldo Almeida apresentou à Justiça um relatório de melhorias que seriam feitas no local. Elas foram finalizadas pela gestão atual do prefeito Marco Brito, segundo fontes do governo.
Segundo a produtora do CQC, não existe ainda uma data exata para o programa ir ao ar, mas poderá ocorrer na próxima segunda-feira, 8, ou na semana seguinte.
Blog Itororó Já