Itororó: 23º Festsol Filé Bacana

*Pedro Ivo Rodrigues/Jadilson Moraes

Começam os preparativos para o festival de carne do município

Entre os dias 23 e 26 de junho, será realizado o 23º Festsol Filé Bacana, no município de Itororó, sudoeste da Bahia. O evento é uma tradicional atração do calendário municipal e atrai muitos visitantes todos os anos, além de contar com apresentações musicais de bandas de peso. De acordo com o secretário de Gestão, Planejamento e Finanças, Silvino Ferraz, a programação festiva do ano se iniciou no Dia das Mães, passando pelas comemorações de Santo Antônio, além do Festsol Filé Bacana, que é uma festa de camisas. Inclui-se também o São Pedro de Itati, entre 02 e 03 de julho.

“O nosso Festsol tem uma média de público de 30 mil pessoas. Já chegou a haver mais de 20 mil na praça num único show. Em 2009, no show de Daniel, tivemos 27 mil pessoas”, informou o secretário municipal.

Silvino afirma que esse público é composto por visitantes de Salvador e do Sul e Sudoeste do estado. Ele explicou a programação do evento: “No Festsol Filé Bacana, teremos as atrações: Estaca Zero, Trio da Huana, Psirico e Timbalada. No circuito, comandando essa grade anexa, teremos, entre os dias 24 e 26, na praça, as bandas Carlota Joaquina, Arriba Saia, Tirana Seca, Os Barbosas, Dente de Menina, Fala Mansa, Filé de Camarão, Estaca Zero, Balanço de Fora, Ademário Coelho, Severino Xique-Xique, Caviar com Rapadura, Descarasamba, Top Love e Trio Xote Novo”, declarou.

“Por conta da expectativa do evento, estamos sem casas disponíveis para aluguel no momento”, frisou Ferraz.

O secretário esclarece que 80% dessa festa é patrocinada pela prefeitura, que obtém uma arrecadação razoável, além do fato de que o comércio local é aquecido durante o período. “Contamos também com os apoios da Petrobras e da Bahiatursa. Temos uma festa bonita, promovida há 23 anos e que já faz parte da nossa cultura. A população não aceita uma festa de nível inferior”, pontuou.

Segundo Silvino, a festa da cidade é promovida no dia 22 de agosto e um show gospel no dia 07 de setembro, mas o evento principal é o Festsol, que é o festival de carne de Itororó.

Em relação à organização, ele ressalta que 35 pessoas estão envolvidas com a festa, cuidando desde limpeza pública até a montagem dos palcos. “Camarim, palco, iluminação, tudo isso tem uma pessoa responsável. No tocante à segurança, as polícias Militar e Civil realizam uma trabalho conjunto que é muito eficaz. A festa acontece num clima de muita paz, de harmonia. Nunca houve um crime durante esse evento”, ressaltou.

“Para a festa de camisas, que tradicionalmente reúne 1700/2000 pessoas, o nosso objetivo é fazer com que tenha 5.000 participantes este ano”, destacou Ferraz.

Renascimento

Durante os festejos de São João, é costume se escolher um tema para ser homenageado. Este ano será abordado o Renascimento, um período de renovação artística e cultural que marcou a Europa entre o final da Idade Média e o Início da Idade Moderna. Além da decoração alusiva na cidade, uma série de oficinas será coordenada pela artista plástica Nilda Rosa, de Itororó, e sua equipe. “As bandeirolas, os mosaicos e outros detalhes impressionam pela sua beleza. A Nilda realmente é muito perfeccionista”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Gil Costa, salientando: “Muitas pessoas perguntam o que o Renascimento tem a ver com o São João de Itororó. É que a cidade também está passando por um renascimento na política. A forma com que vem sendo conduzida a administração provocou transformações políticas, sociais, culturais. São dois anos e alguns meses de governo e os indicadores estão aí para comprovar essas mudanças. Nunca o município teve uma festa como a que será realizada este ano”, explanou.

Forró

O secretário de Comunicação e Esporte, Kleber Torres, afirmou que o Festsol é uma referência nacional do município de Itororó. “Já se comenta que este será o melhor dos últimos 12 anos. As pessoas que prestigiam a festa podem provar a nossa carne do sol, que é a melhor do mundo, além de poderem se divertir, dançando o forró pé-de-serra”, disse o secretário, salientando que o foco será no forró, uma vez que no ano passado as principais atrações foram de música sertaneja, com as apresentações do cantor Daniel e da dupla Rick e Renner. “Teremos o forró pé-de-serra, o forró universitário e o forró técnico”, informou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui