Itapetinga:Alunos da rede municipal mostram meus talentos em feira literária

Com o tema ”Lendo o Mundo nas Múltiplas Linguagens”, os 1.200 alunos do diurno do antigo Noralice Gusmão, divididos em 16 equipes,realizaram de 18 a 20 de outubro uma Feira Literária. Na noite de terça feira, o auditório da Escola ficou pequeno para receber os alunos e visitantes para as apresentações de abertura envolvendo performances musicais e teatrais e exposição dos assuntos abordados. A Feira Líterária oportuniza à comunidade interagir com a escola,que expõe os trabalhos realizados pelos alunos e fomenta aos visitantes o gosto pela leitura. A organização do evento apresentou um banner com foto e um pouco da história de vida de José Marcos Gusmão (médico e ex-prefeito de Itapetinga), nome que o colégio passa a receber conforme Lei Municipal Nº 1.139/2011, que redenomina o Centro Educacional e Cultural Noralice Gusmão para Centro Educacional e Cultural José Marcos Gusmão, atendendo a Lei Federal, que proíbe atribuir a logradouros e monumentos públicos o nome de pessoas vivas.

Para a diretora Nirvania Rocha, o momento é de confraternização e troca de conhecimentos, “É muito bom dividirmos este momento com tantas pessoas que estão aqui prestigiando os nossos alunos. O novo nome da Escola foi apresentado, os alunos estão bem empolgados e envolvidos na realização desta feira, foi uma verdadeira troca de experiências, isso é magnífico”, destacou a diretora. O secretario de Educação, Alécio Chaves que também prestigiou os alunos do CECJMG, (Centro Educacional e Cultural José Marcos Gusmão), explicou aos presentes a mudança do nome da escola e destacou a importância de envolver os estudantes em atividades como a feira literária. “O prefeito José Carlos Moura, que sempre procurar executar os seus trabalhos com amparos legais, fazendo valer as exigências da lei que não permite que escolas e logradouros públicos tenham nome de pessoas que ainda são vivas, apresentou o projeto de Lei que foi aprovado pela Câmara de Vereadores, e o Noralice Gusmão, passa agora a ser Centro Educacional e Cultural José Marcos Gusmão, e a direção da escola aproveito este momento festivo para apresentar essa mudança aos alunos e comunidade. A administração de José Carlos Moura, sempre apóia atividades como,esta que integram os estudantes estimulando o crescimento intelectual deles de forma bem atrativa.Aqui na feira eles aprendem se divertindo, e passaram as informações de maneira criativa e envolvente”, finalizou.

Este ano,a feira ofereceu uma proposta diferente, onde temas ligados ao trabalho, justiça e cidadania, foram abordados graças a uma parceria realizada com o TJC em um projeto com o colégio. De forma lúdica e dinâmica, diversas linguagens apresentadas – cinema, teatro, música, literatura, fotografia, entre outras – serviram de incentivo para o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio e principalmente da criação do hábito da leitura entre adolescentes.

Para equipe e alunos do CCJMG (Antigo Noralice Gusmão), cada linguagem é uma forma de ler o mundo, é como expressar os sentimentos, a alma, o coração, partindo destes princípios os temas: Lei Maria da Penha, Direitos e deveres do Trabalhador, Trabalho Infantil, Bullying, Trabalho Doméstico, Conto de Fadas, Fábulas, Poesias, História em Quadrinhos, Literatura em Cordel, Fotografia, Música, Dança, Cinema, Linguagem Digital, Grafite e Arte Popular, Teatro e Romance, foram abordados pelos estudantes,em 23 apresentações e visitação aos stands.

Fonte : Departamento de comunicação da prefeitura de Itapetinga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui