Itapetinga sedia jornada regional de saúde mental

Itapetinga recebe profissionais da área de saúde de várias localidades na sua 1ª Jornada Regional de Saúde Mental, o evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do CAPS 1 e CAPS AD, com o apoio da 14ª DIRES, Coordenação de Saúde Mental e CTA. O evento que teve início na tarde desta quinta-feira (17/05/12) acontece no Plenário Ulisses Guimarães da Câmara de Vereadores.

No primeiro dia aconteceram mesas redondas que discutiram os seguintes temas; “Construindo a Rede com a Érica do Cuidar”, (coordenada pela Psicóloga Mª Betânia Gama), “A Construção da Rede e Integralidade em Saúde Mental (coordenada pela Assistente Social Jadira Gomes). Drª Juliana Campos, psicóloga docente da UNIME e Dr Iordan Gurgel, psiquiatra e psicanalista enriqueceram o evento com as suas presenças nas discussões. A abertura também foi marcada pela participação do Grupo de Teatroterapia Loucos Pela Vida, com o tema Síndrome dos Sentidos Severa com a participação de usuários, familiares do CAPS 1 e Responsável Técnica Neilde Macedo, além das participações especiais de Laurea Macedo e Lara Santos e um momento cultura com Cordel de Saúde Mental.

Destacando a construção da rede, Dr Iordan Gurgel, lembrou a forma que anteriormente a saúde mental era conduzida, “Os meus colegas aqui de Itapetinga me fizeram o convite para participar desta jornada e eu comecei hoje destacando a foram que a loucura era tratada antigamente, onde a doença mental era considerada como demoníaca, depois as evoluções foram acontecendo com a criação de hospitais psiquiátricos como um recurso terapêutico e inclusão da medicina na saúde mental, com o decorrer do tempo, o hospital deixou de ser terapêutico, pois tratava, porém excluía o paciente do seu convívio social, lembrei todo o movimento da reforma psiquiatra no Brasil, uma vez que a proposição ética considera a liberdade como terapêutica; então tivemos aí a criação dos CAPS’s, que são parâmetros da assistência em saúde mental”, destacou Dr. Iordan um dos responsáveis pela implantação do CAPS 1 em Itapetinga.

Hoje, segundo dia da jornada, os profissionais de saúde estão participando de um curso com palestra de Dr. Iordan Gurgel e Drª Monica Trindade.

A 1ª Jornada Regional de Saúde Mental de Itapetinga contou com as participações de Patrícia Campos (Coord. Municipal de Saúde Mental), Mª Betânia Gama (Coord. DO CAPS 1), Idamar Grossi (Coord. DO CAPS AD), Jadira Gomes (Assistente Social do CAPS 1) e Gênison Feitosa, (Adm. da Saúde Mental), na comissão organizadora.

Fonte: Márcia Aguiar/DECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui