Os integrantes do Projeto “Povos do Campo” participarão nesta quinta-feira, 06, às 8h, de um “Mutirão de Saúde Bucal”, que será realizado no Rotary Clube.
O Projeto Humanização dos Povos do Campo foi criado em agosto de 2009 pela socióloga Elayne Moura, e visa promover a socialização e humanização através da educação não-formal e informal, possibilitando uma participação mais ativa destes sujeitos, ao mesmo tempo em que se inserem no contexto do coletivo, da cooperação e da solidariedade, levar os serviços públicos para o campo através de mutirões: preventivo; vacinas; conscientização do perigo DST/AIDS e necessidade do uso de preventivo; orientação para armazenamento e tratamento da água; encaminhamento para APAE; consultas, exames e cirurgias; mutirão de exame oftalmológico e de saúde bucal, com aplicação de flúor, celador e agendamento para tratamento nos Postos de Saúde da cidade; oficinas de artesanato, inclusive bonecas de pano; palestras; jogos; teatro; entre outras atividades.
Através deste projeto, os alunos e moradores do entorno das escolas do campo são cadastrados a fim de identificar as suas necessidades.
Segundo Elayne Moura, autora e coordenadora do Projeto Povos do Campo, os elementos definidores de “rural” sofreram modificações a partir da década de 90. Hoje, rural não é sinônimo de agrícola, não é necessariamente território. Atualmente, rural é uma forma de vida social. Por isso, deve-se pensar na inserção dos sujeitos do campo na sociedade como cidadãos, com direitos e deveres.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Itapetinga