De acordo com as estatísticas, uma em cada três mulheres no mundo já foi vítima de violência física, sexual ou psicológica. Diante desta realidade, a Prefeitura Municipal de Itapetinga entrou na luta contra a violência à mulher e criou na gestão do prefeito José Carlos Moura mais um órgão assistencialista: o CRM – Centro de Referência Especializado da Mulher.
Inaugurado no dia 10 de dezembro de 2010, o CRM trata-se de um serviço voltado ao atendimento a mulheres que sofrem violência física, verbal, sexual, psicológica, patrimonial ou moral. É um órgão centralizador e agilizador da rede de assistência e auxílio à mulher vitimizada. Entre as suas funções está a realização de programas e ações voltadas ao combate à violência contra a mulher, oportunizando um atendimento adequado às mesmas.
Conforme a Secretária de Desenvolvimento Social, Cledilene Batista “O CRM tem vários objetivos, mas o maior deles é, sem dúvida, garantir o cumprimento dos direitos e políticas públicas em favor da mulher. Lá, as mulheres de Itapetinga poderão encontrar atendimento especial e auxílio para enfrentar os problemas”, declarou.
A equipe lotada na unidade é totalmente capacitada e composta apenas por mulheres que exercem funções nas áreas de serviço social, psicologia, direito e pedagogia. O CRM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O atendimento está sendo realizado pessoalmente, na sede do CRM que fica localizada na Rua Góes Calmon, nº 57, Centro de Itapetinga-BA.