Fechado desde março de 2012, o Frigorífico Regional Sudoeste, de Itapetinga, voltará a funcionar no prazo de 15 dias, atendendo à demanda de Itororó, localizado a 35 quilômetros de Itapetinga, e a toda região, assegurando carne sadia para a população. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao participar da 34ª Exposição Agropecuária da cidade, encerrada domingo. Os sócios-diretores do frigorífico, empresários Albert Rezende e José Marcos Ribeiro Costa, asseguraram que grande parte dos funcionários do matadouro de Itororó, fechado pelo Ministério Público (MP) por não apresentar condições de funcionamento, serão qualificados e contratados pelo frigorífico de Itapetinga.
O Frigorífico Regional Sudoeste passou por reformas e será reaberto depois de gestões feitas pelo secretário Eduardo Salles, visando o consumo de carne saudável e o atendimento a 13 municípios da região, entre eles Itororó. De acordo com o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, há o compromisso de elaboração de um projeto para viabilizar o processamento da carne de sol de Itororó, famosa no Brasil inteiro, e de que “todos juntos iremos buscar recursos para construí-lo”.
Agora, afirma o secretário Eduardo Salles, com a reabertura do frigorífico de Itapetinga, os criadores da região terão onde abater seus animais em equipamento autorizado pelo Ministério da Agricultura e Adab.
Em companhia dos empresários e do superintendente de Desenvolvimento da Agropecuária da Seagri, Raimundo Sampaio, Salles visitou as instalações do frigorífico de Itapetinga, onde foram investidos R$ 10 milhões, entre construção e reforma. De acordo com o empresário Albert Rezende, a capacidade instalada de abate é de 320 animais/dia gerando cerca de 100 empregos diretos. “Mas esses números podem aumentar”, revelou.
Fonte: Ascom da Seagri