Itapetinga comemora 64 anos de emancipação

Itapetinga – Pertence à Mesorregião do Centro-Sul Baiano e a Microrregião de Itapetinga, a distância do município para a capital do estado é de 562 km. A sua população em 2015, segundo estimativa populacional do IBGE, era de 76.881 habitantes, sendo assim a 26ª cidade mais populosa da Bahia.

O PIB de Itapetinga é de R$ 774.751 mil e o PIB per capita é de R$ 11.217,39. O município ocupa uma área de 1.627,462 km² e a sua densidade é de 46, 81 hab./km². O município é um dos mais urbanizados da Bahia, 97% da população mora na área urbana e apenas 3% na área rural. A economia itapetinguense é movimentada pela pecuária, frigoríficos, indústria de calçados e os serviços, que tem 56,36% de participação na economia.

O município tem como marca a pecuária, produz 160 mil litros de leite de vaca e possui 95.933 cabeças de bovinos segundo o Censo Agropecuário 2006 do IBGE. A cidade era famosa pelo São João, que atraia milhares de pessoas que podiam aproveitar a festa pública no Parque Poliesportivo da Lagoa ou nas festas privadas como a “Vaca Lôca” e o “Forró Bakana”

O crescimento da cidade foi rápido, tanto sob o aspecto humano quanto econômico, e, através da Lei 508, de 12 de dezembro de 1952, foi criado o município de Itapetinga, sendo o seu território desmembrado do município de Itambé.

Itapetinga possui um comércio bastante diversificado. Nos últimos anos, vem atraindo grandes redes de varejo do Brasil, como Insinuante, Ricardo Eletro, Magazine Luiza, Lojas Americanas, Eletrozema, Subway.

O município tem em suas comemorações de São João uma das melhores épocas para o turismo, aonde milhares de pessoas chegam à cidade para curtir uma das melhores festas juninas do interior baiano, com diversas atrações, comidas típicas juninas e muita animação. Além da festa aberta ao público no Parque Poliesportivo da Lagoa, destacam-se também as festas privadas no Parque de Exposições como a “Vaca Louca” o”Lagoa Indoor” o “Forró Bakana”.

Possui ainda locais como a Capela do Menino Jesus (Igrejinha de Pedra), o Parque Municipal da Matinha (único zoológico do interior da Bahia) e o Parque Poliesportivo da Lagoa, que são excelentes opções de passeios turísticos e de lazer.

Itapetinga possui aproximadamente 30 bairros, sendo os principais: Centro, Primavera, Camacã, Clodoaldo Costa, Otávio Camões, Jardim Morumbi, Quintas do Morumbi, Quintas do Sul, Américo Nogueira, Recanto da Colina, Vitória Régia, URBIS, ECOSANE, Conjunto Habitacional Osvaldo Brito (Agarradinho), Nova Itapetinga (o mais populoso), Vila Isabel, Vila Rosa, Vila Sônia, Vila Maria, Vila Susano, Vila Riachão, Clerolândia, São Francisco de Assis, 12 de dezembro, Vila Érika, Moacir Moura, José Ivo, entre outros.

Fonte: Ascom/ PMI

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui