Itapetinga: atividades marcam a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual, instituído pela Lei Federal nº 9970/00.

Este ano a data foi marcada por mobilizações em todo o País. O objetivo das atividades foi conscientizar a sociedade brasileira para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil. A mobilização, que se estenderá por toda a semana, é articulada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com o apoio do Governo e de parceiros.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina, de apenas oito anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune.

Em Itapetinga, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do CREAS e PETI, realizou na segunda-feira, 14, na Alameda Rui Barbosa, panfletagem e exibição de vídeos educativos. Esta ação deu inicio a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Integrando as atividades, foi realizada na manhã da terça-feira, 15, na Câmara de Vereadores, uma palestra voltada para o tema da semana. Já nos dias 16 e 17, a equipe realizou panfletagem em alguns pontos da cidade. Na sexta-feira, 18, aconteceu manifestação de repúdio ao abuso e exploração sexual contra menores.

Segundo Cristiane Nunes, coordenadora de Proteção Social Especializada estavam previstas Gincana Anti Drogas envolvendo as Escolas Alfredo Dutra, Escola Modelo e Escola CAIC e a Segunda Marcha contra o Crack, que foram adiadas por conta da greve nas escolas estaduais, mas terá nova data quando houver retorno das aulas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui