Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual, instituído pela Lei Federal nº 9970/00.
Este ano a data foi marcada por mobilizações em todo o País. O objetivo das atividades foi conscientizar a sociedade brasileira para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil. A mobilização, que se estenderá por toda a semana, é articulada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com o apoio do Governo e de parceiros.
A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina, de apenas oito anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune.
Em Itapetinga, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do CREAS e PETI, realizou na segunda-feira, 14, na Alameda Rui Barbosa, panfletagem e exibição de vídeos educativos. Esta ação deu inicio a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Integrando as atividades, foi realizada na manhã da terça-feira, 15, na Câmara de Vereadores, uma palestra voltada para o tema da semana. Já nos dias 16 e 17, a equipe realizou panfletagem em alguns pontos da cidade. Na sexta-feira, 18, aconteceu manifestação de repúdio ao abuso e exploração sexual contra menores.
Segundo Cristiane Nunes, coordenadora de Proteção Social Especializada estavam previstas Gincana Anti Drogas envolvendo as Escolas Alfredo Dutra, Escola Modelo e Escola CAIC e a Segunda Marcha contra o Crack, que foram adiadas por conta da greve nas escolas estaduais, mas terá nova data quando houver retorno das aulas.