A Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Prefeitura de Itapetinga iniciou na manhã desta segunda-feira (07/05), Curso de Formação Técnica dos Agentes Comunitários de Saúde do município que prossegue até o dia 31 de agosto.
A capacitação realizada em parceria com a Escola de Formação Técnica Jorge Novis, refere-se à formação técnica dos agentes comunitários como forma de desprecarização da profissão e vem agregar informações para torná-los ainda mais preparados para atuarem em suas respectivas áreas de abrangência.
Na solenidade de abertura realizada no plenário Ulisses Guimarães da Câmara de Vereadores, a coordenadora da atenção básica, Carine Farias, apresentou o Termo de Compromisso e Cronograma do Curso. Representando a Escola Jorge Novis, Edglei Moreira, apoiadora da Macro Sudoeste, lembrou que a missão da Escola Jorge Novis é oferecer cursos de nível médio para promover a qualificação dos trabalhadores do SUS e capacitações pedagógicas dos profissionais da rede de saúde que atuam como docentes.
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) resultou da criação do PACS Programa dos Agentes Comunitários de Saúde em 1991, como parte do processo de construção do Sistema Único de Saúde estabelecido por norma Constitucional em 1988, é capacitado para reunir informações de saúde sobre uma comunidade. Na concepção inicial deveria ser um dos moradores daquela rua, daquele bairro, daquela região. Selecionados por um bom relacionamento com seus vizinhos e condição de dedicar oito horas por dia ao trabalho de ACS. Orientado por supervisor (profissional enfermeiro) da unidade de saúde, realiza visitas domiciliares na área de abrangência da sua unidade produzindo informações capazes de dimensionar os principais problemas de saúde de sua comunidade.
Com a proposição do Ministério da Saúde de 1994, quando se criou o PSF – Programa de Saúde da Família os agentes comunitários de saúde podem ser encontrados em duas situações distintas em relação à rede do SUS.
A enfermeira, Carine Farias, informou que participam do curso cerca de 140 Agentes Comunitários de Saúde
Fonte: Márcia Aguiar/DECOM