Itanhém: Mineradora Magnitos começa serviços de extração de granito

No final do ano passado foi liberada a licença de operação para a mineradora Magnitos Magnago Granitos Ltda., de Cachoeiro do Itapemirim-ES, para trabalhar no município de Itanhém.

O local de extração do granito fica na propriedade de Eufrásio Teodoro, conhecido popularmente como Dulinha, na estrada entre Itanhém e Curvelo da Conceição.

Na semana passada, três meses depois da liberação da licença, já foram retiradas duas amostras, de aproximadamente 28 toneladas, que foram encaminhadas para o parque industrial da mineradora Magnitos, no Espírito Santo.

Lá, as pedras serão cortadas e encaminhadas para uma feira de mármore, a ser realizada a partir do dia 3 de fevereiro, no pavilhão de exposições de Carabina, Serra-ES. Apesar de a licença ter sido liberada há três meses, todo o serviço de instalação e extração foi feito em apenas 20 dias úteis. A empresa hoje também está utilizando mão de obra do município.

A instalação da mineradora favorece o município com geração de emprego, renda, melhoramento de estradas vicinais e receitas de ICMS, tudo dentro das legislações vigentes do Código Ambiental Municipal, Estadual e Federal e do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM).

A via de acesso ao local da lavra, BA 290 sentido Curvelo da Conceição, já está sendo melhorada e, com base no acordo feito entre a Prefeitura e a Mineradora Magnitos, a manutenção contínua desta estrada também ficará por conta da empresa.

Leandro Nunes Kaut e Michel Paris Magnago, assistente em geologia e geólogo, respectivamente, que são representantes da Mineradora, informaram ao Departamento de Meio Ambiente que os blocos de granito extraídos irão para o comércio interno e para exportação. Um dos alvos de mercados no exterior são os Estados Unidos.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui