Esta quarta-feira (14) é aniversário de duas cidades vizinhas situadas no nosso Extremo Sul.
Itanhém e Medeiros Neto comemoram a mesma idade: 61 anos de emancipação política e administrativa, por leis estaduais datadas de 1958.
Itanhém
Diz a história que, em 1925, o mineiro Simplício Binas adquiriu uma gleba na margem esquerda do ribeirão Água Preta, onde fundou a povoação denominada Vila de Água Preta.
Devido à descoberta de pedras preciosas, o povoamento intensificou-se e, em 1930, foi criado o distrito de Nossa Senhora de Itanhém, subordinado ao município de Alcobaça.
Elevado à categoria de município em 14 de agosto de 1958, é atualmente constituído de 3 distritos: Itanhém, Batinga e Ibirajá.
Medeiros Neto
O povoamento da região se iniciou por volta de 1915, próximo à foz do ribeirão Água Fria. A fertilidade do solo e a disponibilidade de terrenos devolutos atraíram novas famílias que ali se fixaram, formando o povoado Água Fria.
Em 1953, criou-se o distrito com o nome de Medeiros Neto, em homenagem a Antônio Medeiros Neto, chefe político nascido em Alcobaça.
O município foi emancipado em 1958 e instalado em 1959, sendo constituído de 3 distritos: Medeiros Neto, Itupeva e Nova Lídice.
Parabéns, Itanhém e Medeiros Neto, pelos seus 61 anos de emancipação política, cidades de povo irmão, humilde, trabalhador e esperançoso!
Comemorações
A prefeita de Itanhém, Zulma Pinheiro, assinou um decreto no qual ficou transferido o feriado da emancipação política de Itanhém para segunda-feira, dia 19.
Em Medeiros Neto, o feriado também foi transferido para a segunda (19). A programação da festa de Aniversário da Cidade será nos dias 16, 17 e 18.
A partir das 19 horas de sexta (16), a abertura será com a Gincana Cultural 2019 e desfile das equipes, que vão sair da praça Bernardo Muniz, em direção à praça Sete.
Por volta das 23 horas, terá show com Igor Kanário – “O Príncipe do Gueto”. O cantor é sucesso em todo Brasil e ficou conhecido com as músicas “Tudo Nosso e Nada Deles” e “Depois de Nós É Nós de Novo”.
Com informações: IBGE
Na minha opiniao o serto era ja ta terminando.as festa no domingo nao comesar