A Prefeitura de Itanhém, através do Departamento de Meio Ambiente, instalado na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, liberou nesta terça-feira, 7 de outubro, a Licença de Operação para a Mineradora Magnitos Magnago Granitos Ltda, de Cachoeiro do Itapemirim-ES, para operar no município.
Após a análise do Departamento de Meio Ambiente da documentação e dos estudos técnicos necessários para a emissão da licença, de acordo com as legislações vigentes (Código Ambiental Municipal, Estadual e Federal) a mesma foi levada ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam).
O Comam analisou e, depois de um amplo debate sobre os impactos e os benefícios para o município, com a geração de emprego, renda, melhoramento de estradas vicinais e receitas de ICMS para o município, votou favorável à liberação da Licença Ambiental de Operação para a mineradora, por julgar que haverá muito mais benefícios para a comunidade do que prejuízo para o meio ambiente. A mineradora, no fechamento da lavra, terá que fazer a recuperação ambiental.
De posse da Licença Ambiental, a Mineradora Magnitos vai requerer a Guia de Lavra no Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (Dnpm), e em seguida irá melhorar a via de acesso ao local da lavra, localizado na propriedade de Eufrasio Teodoro, conhecido como Dulinha, estrada de Itanhém à Curvelo da Conceição.
Leandro e Michel, representantes da mineradora, informou que sua equipe, ainda neste final de ano, começará a extrair os blocos de granito para o comércio interno e para exportação, um dos mercados é os Estados Unidos.
Fonte: Ascom da prefeitura