Itanhém: 3ª FITA e 5ª Janela Cultural entram para a história

 

A Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Cultura, realizou com absoluto sucesso a programação de um dos eventos mais aguardados pela população.

 

“Já estou com saudades do meu povo”. “Fazia mais de 15 anos que eu não ficava até tão tarde numa festa com minha família”. “Uma das melhores festas que participei em Itanhém, me diverti muito, parabéns aos idealizadores!”. Estes foram apenas alguns dos comentários feitos pelas pessoas que passaram pela Praça Castro Alves, nos quatro dias em que aconteceram a 3ª Festa de Integração de Itanheenses Ausentes e Amigos, a FITA e a 5ª Janela Cultural de Itanhém, encontro que reúne itanheenses espalhados Brasil e mundo afora.

 

Apesar de a abertura oficial ter acontecido na sexta-feira (09/01/15), o evento começou na quinta, dia 08, com lançamentos dos livros de Airam Ribeiro e Jan Clésio Pires.

 

Na sexta -feira, familiares e amigos se emocionaram com as homenagens póstumas prestadas á personalidades que contribuíram com o crescimento do município. Na segunda parte das homenagens, o poeta A. Zarfeg e a professora Elane Botelho fizeram homenagens a várias pessoas da comunidade itanheense e regional. Dando sequência na noite de sexta, se apresentaram no palco Lico Lisboa e Fabiano Araújo e banda.

 

No sábado, pela manhã, houve palestras na Casa da Cultura e, de acordo a ordem da programação, ás 15 horas no estádio o Teixeirão aconteceu uma partida de futebol entre os amigos de Itanhém. A Janela continuou com exposição de artes e apresentações folclóricas por toda à tarde na Praça Castro Alves e dentro da Casa da Cultura.

 

Abrindo a programação da noite de sábado, os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos acompanharam Índira Quertins e Alexandre Costa na execução do Hino Oficial de Itanhém.

 

Tiveram ainda shows com Tadeu Franco, Tatá Spalla e Sérgio e seus teclados. O ponto máximo da noite, com a praça superlotada, foi o show do cantor Canindé que, com muito carisma, fez o povo dançar e cantar.

 

O domingo seguiu com exposições durante o dia e Shows com Betinho e Dil, Gêry e os meninos do Chick Bahia, Diego Mendes e Indira Quertins e Fernando Afonso.

Para os barraqueiros e expositores, o melhor resultado foi o das vendas, alguns chegando a vender todos os seus produtos.

 

As presenças das Polícias Militar e Civil, além da equipe do SAMU, foram fundamentais para o bom desempenho da festa. Não houve nenhum registro de brigas, nem de crimes.

 

O gestor do município já anunciou a data da 4ª FITA, que será nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2017. Para isso, será criada uma comissão para desvincular a prefeitura da realização da festa.

 

Fonte: Ascom da prefeitura

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui