Iniciadas em março, as obras de construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Saúde 24 horas – de Itamaraju, estão bastante adiantadas e estão sendo erguidas às margens da BR-101, adjacente ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, no bairro Alvorada. Itamaraju é o segundo município com população inferior a 100 mil habitantes na Bahia a ter construída uma UPA.
Conforme o prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, o “Pedro da Campineira”, a unidade terá 980m² de área construída e contemplará sala de estabilização, sala de atendimento social, área para embarque e desembarque de ambulâncias, sala de eletrocardiografia, curativos e imobilização de fraturas e outras especialidades. A UPA funcionará em regime de 24 horas com médicos especialistas, clínico geral e pediatras. Pacientes socorridos pelo SAMU também terão atendimento adequado na unidade.
O prefeito lembra que a instalação da UPA é uma vitória para o município, que está ganhando mais um equipamento qualificado para promoção da saúde, principalmente, devido à inserção de Itamaraju no Plano Estadual de Urgência e Emergência e a habilitação na gestão plena da saúde.
A secretária de Saúde de Itamaraju, Jane Mattos, informa que a UPA irá oferecer procedimentos modernos e atenderá uma demanda referencial para este tipo de atendimento dentro do município, sem a necessidade do deslocamento de pacientes para outros centros urbanos.
Fonte: Athylla Borborema/Tixeira News