Há aproximadamente seis meses à frente do Comando da 43ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), a Major PM Érica Cristina Evangelista Almeida apresentou, na manhã desta terça-feira (07), os indicadores da violência e criminalidade na área responsabilidade territorial da unidade.
A 43ª CIPM é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo fardado nos municípios de Itamaraju e Jucuruçu. Os indicadores são referentes ao segundo semestre do ano passado, sendo observadas redução e produtividade com relação ao mesmo período do ano de 2018.
Os dados são provenientes do controle estatístico realizado pela Seção de Planejamento Operacional da unidade e apontam avanços importantes no período compreendido entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2019.
O serviço prestado diariamente apresentou a seguinte produtividade:
- 13.510 pessoas abordadas,
- 85 prisões em flagrante,
- e 232 conduções para lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Tais indicadores representam um aumento de 43% nas conduções para a delegacia, em relação ao segundo semestre de 2018.
Ademais, foram abordados:
- 5.532 veículos, dos quais 738 foram notificados e 20 recuperados, após a constatação de que estavam com restrição de furto ou roubo.
Outro ponto que chamou a atenção foi a apreensão de entorpecentes, com um aumento de 330% (trezentos e trinta por cento). Foram apreendidos:
- 1.193 gramas de “crack”,
- 1.363 gramas de cocaína e
- 10.907 gramas de maconha,
- totalizando 13.463 kg (treze quilos e quatrocentos e sessenta e seis gramas).
Além disso,
- foram cumpridos quatro mandados de prisão.
A ampliação das ações de policiamento por meio de várias operações, com o emprego de mais viaturas na área e de policiais militares que, na folga, vêm trabalhando em regime de hora extra, também contribuiu para o aumento em
- 10% do número de armas apreendidas, totalizando 22 armas de fogo apreendidas,
- além de três simulacros de arma de fogo, o que também contribuiu para a redução em 56% dos crimes violentos letais intencionais e 64% em relação ao primeiro semestre de 2019.
“Com a intensificação do policiamento associado ao empenho dos policiais militares e ao trabalho que também vem sendo realizado pela Polícia Civil, conseguimos reverter um quadro de criminalidade que vinha inquietando a população e preocupando as forças de segurança“, disse a comandante.
“Obviamente, ficamos felizes quando constatamos que a estatística, que registra a mancha criminal na nossa área, aponta uma nova realidade, com resultados animadores, a qual buscaremos melhorar cada vez mais, por meio de ações efetivas e eficazes de prevenção e combate ao crime, nas cidades de Itamaraju e Jucuruçu”, comemorou a Major Cristina.
_________
Com informações: 43ª CIPM/Itamaraju