Na tarde de terça-feira, 27, o major Leão, comandante da 43ª CIPM, na companhia do tenente Sidney Oliveira, visitou algumas instituições filantrópicas da cidade de Itamaraju, oportunidade em que distribuiu entre elas 530 KG de alimentos não perecíveis angariados com a realização da IV edição da Corrida do Soldado, evento de caráter beneficente, que Polícia Militar promove anualmente em comemoração à passagem do Dia do Soldado.
Ao todo, foram beneficiadas três instituições, sendo elas a Pastoral da Criança, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o Centro de Recuperação e Reabilitação Benedito Ralile, todas que, há anos, vem prestando serviços humanitários na cidade, respectivamente, junto a crianças portadoras de necessidades especiais, crianças em situações de rua e miséria e usuários de drogas.
Na passagem pela APAE, os policiais militares foram recepcionados pela presidente da instituição, Romilda Oliveira, e por crianças excepcionais. A APAE presta serviços de filantropia na cidade desde o ano de 1987 e atualmente atende a um número de 260 crianças.
De passagem pelo Centro de Tratamento e Reabilitação Benedito Ralile, o major Leão manteve contato com internos que tentam com o apoio do centro se desvencilhar do vício de drogas lícitas ou ilícitas, bem como conheceu as dependências e o trabalho que é realizado com as pessoas atendidas. O comandante fez a entrega dos alimentos ao responsável pela instituição, Antônio Santos Joaquim, o “Bocoro”. O Centro, no momento, atende 30 pessoas, não só de Itamaraju como de outras cidades, e se mantém, com dificuldade, graças à ajuda voluntária que recebe de alguns poucos colaboradores e de familiares dos internos.
Por fim, o major visitou a Pastoral da Criança, instituição presente em Itamaraju há 25 anos, e que dedica atenção a 200 crianças carentes do município, 87 dessas em tempo integral, através de creches, em convênio com a Prefeitura. Por ser a instituição que atende a um número maior de pessoas carentes em bairros periféricos da cidade, foi contemplada com uma quantidade maior de alimentos, que foram entregues a coordenadora Zilda Botelho.
“Visitando essas instituições, ficamos sensibilizados com a realidade enfrentada por elas e verificamos que esses alimentos doados pela comunidade, através da Corrida do Soldado, foram bem destinados, pois, de fato, as pessoas que são atendidas realmente precisam dessa ajuda”, concluiu o comandante, após entregar todos os alimentos.