Por Petrina Nunes/ O Sollo
Em comemoração aos 54 anos de emancipação política de Itagimirim, cidade da região do extremo sul baiano, ocorreu neste sábado, 23 de abril, uma sessão solene na Câmara de Vereadores, no Plenário Gilmar Rocha Abade, que homenageou pessoas que contribuíram e contribuem para o avanço da cidade com o título de Cidadão itagimirense.
O prefeito de Itagimirim, Rogério Andrade de Oliveira, falou, durante o evento, sobre o esforço de sua administração para que essa data, tão importante para a cidade, fosse comemorada com grandiosidade. A começar pelo evento gospel, do primeiro dia: “o evento gospel foi uma festa bonita e abençoada, o povo de Deus pode se manifestar”, disse o prefeito, e completou “eu tenho orgulho de falar que contribuí para que isso acontecesse, para que os evangélicos de Itagimirim também comemorassem o aniversário da cidade”.
Rogério ainda deixou claro que não ocorreu nenhuma discussão e nenhuma briga no circuito da festa, sendo um evento muito seguro, onde toda a família pode se divertir. “Houve a estrutura de uma grande micareta e toda a administração da cidade se envolveu para que a festa fosse um sucesso”, disse o prefeito.
Sobre a sessão solene da Câmara de Vereadores, o prefeito disse que as sete pessoas homenageadas trabalham para a melhoria constante da cidade, inclusive o presidente da Câmara, que também é vice-prefeito da cidade. A emoção que o prefeito e todo público sentiram durante a solenidade foi a de ver pessoas que cresceram na cidade, e cresceram a cidade, como as educadoras presentes.
Ainda na programação do aniversario de Itagimirim, aconteceu um desfile cívico, com fanfarra, micareta com bandas convidadas, e o hasteamento da bandeira, realizado logo após a sessão da Câmara.
Estiveram presentes durante a solenidade, os vereadores Aurenice Jesus dos Santos, Francino Andrade de Oliveira Júnior (irmão do prefeito), Israel Batista Pinheiro, Márcio Carvalho Alves e Maria Cleonice da Silva e o presidente da Câmara, Derisvaldo da Silva Bonfim, que foi um dos homenageados. A mãe do prefeito também estava presente, a senhora Ednalva Souza Alves (Nalvinha), a primeira dama, Ercilia do Nascimento Castro Andrade, a família do presidente da Câmara, os funcionários da Câmara, lideranças políticas, Polícia Militar e convidados.
O homenageado, Derisvaldo da Silva Bonfim, falou de sua história. Ele é cantor e compositor, mestre de capoeira, professor de dança de salão e, atualmente, está vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito de Itagimirim. É casado com a cantora gospel, Mirian Santos Mendes Bonfim, pai de 11 (onze) filhos e avô de 4 (quatro) netos.
“Eu vim de família pobre, fui gari e graças a Deus cheguei onde estou. Meu pai foi gari durante trinta anos. Também fui vendedor de picolé, e guardador de carros”, disse Derisvaldo. Ele foi atleta, tendo ganhado mais de vinte corridas em primeiro lugar, inclusive pela equipe do Vasco.
O vereador disse ainda que foi um prazer homenagear àqueles que têm serviços prestados na cidade e contribuíram para o crescimento de Itagimirim. “Eu peguei a Câmara da forma que peguei e hoje pude mostrar a evolução, com o antes e depois”, colocou Derisvaldo. E finalizou, dizendo: “Eu acho que quem faz o bem ao povo, empresta a Deus. Assim procuro conduzir meu trabalho”, afirmou.