O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram nessa segunda e terça a I Conferência de Assistência Social de Itagimirim com o lema: Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistencia Social) e Valorizar Seus Trabalhadores.
Por finalidade, o evento veio para discutir as políticas públicas do setor de assistência social, com enfoque na erradicação da pobreza e na valorização de seus colaboradores. Durante os dois dias os trabalhos foram desenvolvidos para elaboração e deliberação das diretrizes nas três esferas governamentais que irão fortalecer o atendimento ao cidadão e a gestão dos trabalhadores.
Na solenidade de abertura, o encontro reuniu dezenas representatividades da comunidade como associações, conselhos municipais, entidades religiosas, populares e estudantes. Estiveram presentes também o prefeito municipal, Rielson Lima, o vice-prefeito Alberto Luis, os secretários de administração e finanças Sérgio Murilo e de desenvolvimento de social, Miralva Oliveira e o presidente do CMAS, Gilvan de Oliveira.
O prefeito municipal considerou que o evento é um marco na história da políticas pública, democrática e de assistência social no município. “ Todo esse trabalho irá se refletir em novos caminhos para as ações governamentais.” Relatou também sobre os trabalhos que são desempenhados pela secretaria como o aumento nos números do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), implantação do Centro de Referencia de Assistência Social, doação de enxovais para gestantes, cobertores, filtros de água, colchões, dentre outros benefícios eventuais.
Desenvolvendo os trabalhos, discussões de importantes temas voltados à Política de Assistência Social dentro da perspectiva do SUAS, como as estratégias para a estruturação da gestão do trabalho; reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; fortalecimento da participação e do controle social; e a centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.
As propostas levantadas e apresentadas nos painéis estão em consonância no enfrentamento da pobreza extrema, proporcionando qualidade de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade, através da capacitação dos usuários e geração da renda familiar.
Houve espaço também para o incentivo e a valorização da cultura como modificador social, com apresentação de coreografias do Ministério Jovem de Sion, peça teatral com a dupla Joana e Correto, roda de capoeira com o grupo Capoeira Raça, o Reisado de Itagimirim e a música brasileira com Adriele Câmara e Edivaldo Martins.
Para a secretária de desenvolvimento social a Conferência é o melhor mecanismo para avaliar todos os projetos e ações que estão em execução no município. “ Esse é um espaço para a comunidade expor suas necessidades, sugerir e decidir sobre novas medidas no setor”. Declarou.
O presidente do CMAS avaliou positivamente o evento, com destaque a presença da população que atendeu o chamado, aproveitando a oportunidade para debater as políticas sociais do município.
Foram eleitos dois delegados titulares e dois suplentes para representar o município na etapa estadual nos dia 24, 25 e 26 de outubro de 2011.
Fonte: Clícia Marinho / Ascom da Prefeitura de Itagimirim