O PSF do Bairro Bela Vista, em Itagimirim, conhecido como Centro de Saúde, que foi demolido há cerca de seis anos, foi reconstruído e inaugurado em grande estilo no último sábado, 09.
Ambiente, ruas e calçadas lotadas, música e muita descontração, presenças ilustres como: padre Alessandro Collen, tenente Josari, presidente da Câmara Municipal, vereadores, secretários, o vice-prefeito Beto e o prefeito municipal Rielson Lima, marcaram a inauguraçãodo Posto de Saúde do Bela Vista – ‘Estratégia da Saúde da Família’.
O Posto funcionou durante anos como Centro de Saúde e muitos atendimentos e procedimentos foram feitos para a população. Cerca de seis anos atrás, o posto de saúde foi demolido.
“Quando o meu pai nos trouxe para Itagimirim eu era uma criança e esse posto já existia, logo em seguida ele veio abaixo para nossa tristeza. Hoje estou aqui me alegrando junto com o povo de Itagimirim vendo o posto que prestou tantos socorros, reerguido”, disse o vice-prefeito Beto.
O PSF e suas dependências receberam nomes de itagimirienses, em uma homenagem póstuma: PSF Gilmar Abade, o Consultório Médico Maria Antonieta S. Guerrieri, Farmácia Benício Rosa, Consultório Odontológico Ednaldo Pereira dos Santos, Sala de Imunização Zoaldo Martins, Sala de Coleta Joaquim Neves e Sala de Enfermagem Nilzete Betes Nascimento.
O padre Alessandro Collen, em seu discurso, destacou o avanço da saúde em Itagimirim. “A reconstrução deste posto é o cumprimento de que na vida não se destrói, mas constrói. Sou de Teófilo Otoni-MG, uma cidade com cerca de 160 mil habitantes e agora que foi implantado o SAMU. Itagimirim com pouco mais de sete mil habitantes já obteve esta conquista. Estou saindo de Itagimirim, vou para a Catedral de Eunápolis, mas, só tenho que parabenizar o prefeito Rielson pelos grandes feitos a este município”, disse.
Atualmente, a saúde de Itagimirim conta com carros, um hospital capacitado que, segundo o secretário de Saúde, Sérgio Murilo, recentemente foram atendidas 300 pessoas, e dessas, apenas 20 tiveram que ser transferidas. O município conta também com a descentralizada do SAMU para pronto atendimento; PSF no distrito de União Baiana; PSF no bairro Norberto Fernandes, breve terá sede própria; e o PSF do bairro Bela Vista. O TFD (Tratamento Fora do Domicílio) já removeu pacientes que necessitam de atendimentos especiais, como hemodiálise e outros, para várias capitais, a exemplo de Salvador-Ba, Vitória-ES, São Paulo-SP e até para Brasília-DF, tudo isso feito com recurso próprio e, em muitos casos, como tratamento de hemodiálise, o paciente é transportado com direito a um acompanhante.
Itagimirim está entre os municípios mais pobres do Brasil, com o repasse do FPM de 0,6% e já é destaque na área da Saúde no extremo sul da Bahia.
Fonte: Irlete Gomes/Ascom PMI