Itagimirim alcança mais um resultado expressivo no ranking do Previne Brasil e Atenção Primária do município é destaque em todo estado

Itagimirim alcança mais um resultado expressivo no ranking do Previne Brasil e Atenção Primária do município é destaque em todo estado
Itagimirim alcança mais um resultado expressivo no ranking do Previne Brasil e Atenção Primária do município é destaque em todo estado. Foto: ASCOM

A Atenção Primária à Saúde (APS) de Itagimirim mais uma vez é destaque em toda Bahia na em relação ao programa Previne Brasil. A cidade, que já vinha liderando os índices na Costa do Descobrimento, garantiu também o 1º lugar na avaliação na Regional Extremo Sul e a 36ª colocação entre os 417 municípios do estado.

O resultado é bastante expressivo, considerando que, em uma escala de desempenho que vai de 0 a 10, Itagimirim atingiu 9,96 no 3º quadrimestre de 2023. Dessa forma, o município manteve o índice conquistado na avaliação anterior, se aproximando da nota máxima.

Os investimentos e as ações desenvolvidas pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, aliado ao empenho das equipes da atenção primária, têm possibilitado avanços constantes e significativos no setor da APS, o que pode ser constatado nos resultados obtidos nos últimos quadrimestres.

A cada quatro meses, o Previne Brasil, que é o modelo de financiamento da Atenção Básica, avalia a evolução das cidades, com base em sete indicadores: as ações de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus).

O objetivo do programa é aumentar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a comunidade e a equipe de saúde. Os recursos repassados pelo Ministério da Saúde são influenciados pelo desempenho dos municípios nesse programa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui