Itacaré: Festival gastronômico movimenta turismo na Costa do Cacau

Para os apreciadores da boa culinária, todos os caminhos, no mês de dezembro, levam a Itacaré, localizado na região sul da Bahia. Dando boas-vindas à estação mais quente do ano e abrindo o calendário turístico, o município realiza, desta quinta-feira (11) até o próximo dia 21, o I Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, que acontece simultaneamente em 36 restaurantes.

O evento gastronômico promete movimentar a Costa do Cacau com deliciosas receitas da culinária regional. Um convite que, além de aguçar o paladar, permite ao visitante apreciar as belezas naturais da cidade, que surgiu às margens do Rio de Contas. Com o tema ‘Riquezas do Mar e da Terra’, que visa mostrar as vantagens da culinária sustentável, valorizando os produtos regionais e locais, durante mais de dez dias o visitante terá a oportunidade de degustar, a preços promocionais, iguarias preparadas como frutos do mar – peixe, camarão, polvo, catado de siri, moquecas, entre outros.

Entre os estabelecimentos, participam bares, restaurantes, pizzarias, docerias, barracas de praia, creperias e lanchonetes, além de panificadoras, burguerias, sorveterias e cafeterias, em categorias como prato principal, petisco, lanche e sobremesa. O evento tem apoio da Secretaria do Turismo (Setur) e Bahiatursa, e a expectativa é atrair mais de dez mil pessoas com o objetivo de movimentar o fluxo turístico da região durante o verão, consolidando-se como atrativo turístico.

Além de apreciar a culinária, o visitante terá uma programação com rodas de conversa, oficinas gastronômicas, visitas técnicas a fazendas de cacau, rodada de negócios, corrida de garçons, além de ‘aulas show’ com a participação de chefs brasileiros e apresentações culturais.

Dona de um cenário exuberante, Itacaré tem uma vasta extensão de praias paradisíacas, rodeadas por coqueirais e areias brancas, rios e imponentes cachoeiras. Suas belezas vão além de paisagens naturais, convidando o visitante a um passeio para contemplar a arquitetura marcada por antigos casarões e sobrados, decorrentes dos quase 100 anos de prosperidade em função da produção cacaueira. A cidade dispõe de infraestrutura completa, incluindo resorts de luxo e pousadas.

Fonte: Secom BA

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui