Itacaré: Festival gastronômico em Itacaré deve atrair mais de 10 mil turistas

Evento acontece até o dia 21 de dezembro na cidade do sul da Bahia.

Visitantes podem aproveitar e conhecer praias como “Concha” e “Tiririca”.

A cidade de Itacaré, no sul da Bahia, é um dos principais destinos turísticos do estado. Itacaré, que em tupi-guarani significa pedra que canta, foi fundada pelos jesuítas e hoje atrai turistas que estão em busca de esportes radicais, mas também de sossego e praias limpas rodeadas pela Mata Atlântica.

Com o objetivo de atrair cerca de 10 mil turisas, a cidade sedia, até o dia 21 de dezembro, o primeiro “Festival Gastronômico Sabores de Itacaré”, que tem como tema “Riquezas do Mar e da Terra”. Durante o evento, participam 36 restaurantes e nove chef’s de cozinha consagrados.

Moradores e visitantes vão poder aproveitar as receitas de pratos que têm como ingredientes principais os produtos tradicionais da região cacaueira cultivados pela agricultura familiar.

O evento, que ocorre de forma simultânea nos 36 restaurantes e tem a curadoria da chef Rosa Gonçalves, formada em cozinha brasileira e internacional pelo SENAC, reúne da culinária contemporânea internacional à cozinha típica local.

O festival inclui ainda aulas-shows, roda de conversa, oficinas, “Corrida de Garçons” e visitas técnica às fazendas de plantio de cacau da região. Confira aqui a programação completa.

Quem for ao evento, poderá também conferir também as 13 praias que formam o litoral da cidade de Itacaré, cada uma com particularidades e belezas diferentes. Para quem sai de Salvador e quer chegar em Itacaré, que fica na região conhecida como Costa do Cacau, há a opção de pegar o ferry-boat para Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, e seguir até Itacaré pela rodovia BA-001. Para sai de Ilhéus, o acesso é direto pela BA-001, seguindo o litoral. Ao chegar na cidade, confira as principais praias que podem ser visitadas:

Praia da Concha

É uma das praias da cidade que oferece melhor infra-estrutura turística por possuir pousadas e cabanas à beira mar que servem bebidas e pratos típicos. Formada pelo encontro do mar com o Rio de Contas as águas calmas e menos salgadas formam uma pequena enseada ideal para a prática de esportes náuticos como caiaque e stand up.

Praia da Tiririca

É a praia considerada como um dos melhores lugares para prática do surf em Itacaré. Localizada a menos de 1 km do centro da cidade, a praia é cercada por costas de pedras e tem ondas fortes o ano todo.

Praia do Resende

Perto do centro, com pequena estrutura informal, imensos coqueiros e ondas boas para surfar, a praia é uma das mais tranquilas de Itacaré, com um gramado ideal para descansar.

Praia da Engenhoca

O local é deserto e cercado por coqueiros e Mata Atlântica. Tem boas ondas e é bastante frequendada por surfistas. Um riacho desemboca no canto formando uma piscina refrescante de água doce. O úncio jeito de chegar à praia é a pé através de uma trilha de acesso.

Havaizinho e Camboinha (ou Gamboa)

As praias possuem pequenas enseadas separadas por recifes, as praias de Havaizinho e Camboinha tem muitos coqueiros, ondas fortes e extensas faixas de areia que só aparecem na maré seca. Ficam quase desertas a maior parte do ano. O acesso à praia se faz pela mesma trilha que leva à praia da Engenhoca.

Praia de Itacarezinho

Na estrada particular que leva até a praia, os turistas encontram um mirante com uma vista da praia. São cerca de 3,5 km de extensão de muitos coqueiros e boas ondas para surfar.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui