Itabuna: Vencedores do concurso Programa Estrela da Paz receberam prêmios

Com a premiação dos vencedores do concurso “Vivenciando os Valores Humanos e Promovendo a Paz – na Escola, na Família, na nossa Cidade e no Mundo”, a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna encerrou nesta quarta-feira mais um ciclo de atividades do Programa Estrela da Paz (Propaz). Neste ano teve um alcance de 98% entre as 103 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino que desenvolvem os encontros de Orientação para a Vida (OPV), planejados a partir da formação continuada oferecida mensalmente pelo Propaz e que acontecem também em unidades escolares das redes estadual e particular de ensino, bem como na classe especial do Conjunto Penal de Itabuna.

Foram premiados os vencedores nas categorias: Painel, voltada para os alunos de creches; Desenho, para a Educação Infantil; Frase, para alunos do Ensino Fundamental I; e Redação, para os estudantes do Fundamental II. Também foram premiados os alunos vencedores nas mesmas categorias, internos do Conjunto Penal de Itabuna, além dos ganhadores do prêmio revelação 2014.

A solenidade, que reuniu na sede da União dos Servidores Municipais (Usemi) educadores das escolas que integram o Propaz e representantes de entidades ligadas ao segmento educacional, serviu ainda para avaliar os resultados alcançados pelo programa que visa promover a cultura da paz no ambiente escolar, na família e na sociedade. Dentre os prêmios estava um tablet, artigos de vestuário, mochilas com kits de material escolar e brinquedos.

“A violência e os comportamentos negativos estimulados pelos meios de comunicação, a desagregação da família, as desigualdades sociais são alguns dos resultados visíveis de uma sociedade contaminada pela inversão de valores”. Este é um fragmento do texto de Edvânia Silveira dos Santos, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam). A estudante foi a vencedora na categoria redação. Ao falar da motivação que teve para participar do concurso ela enfatizou o quanto a paz é um anseio das pessoas que vivem em sociedade.

Na avaliação da coordenadora geral do Propaz, Erenita Cristina Araújo Ribeiro, o ano de 2014 foi bastante significativo tanto pelo fato de ampliar o número das escolas envolvidas como pelos resultados alcançados. “Conseguimos superar obstáculos, desmistificar preconceitos, entender a diversidade como eixo central da prática do educador, tendo em vista que o fazer pedagógico é um campo aberto, um caminho propício para a configuração da cultura de paz, que tanto se almeja”, frisou.

 

Vencedores do Concurso Propaz 2014

 

– Categoria Painel: Alunos da Escola-Creche Raimundo Machado;

– Categoria Desenho: Laura Rayana Alves (Escola Henrique Dias);

– Categoria Frase: Kailane Santos Ventura (Escola Municipal Juca Leão);

– Categoria Redação: Edvânia Silveira dos Santos (Imeam);

– Categoria Desenho: Wesley Sales Camargo (Conjunto Penal);

– Categoria Redação: Thiago Ribeiro Fonseca (Conjunto Penal);

– Categoria Frase: Nadson Bezerra Lobo (Conjunto Penal);

– Prêmio Revelação / Frase: José Carlos Oliveira (Escola Everaldo Cardoso);

– Prêmio Revelação / Vídeo: Maria Clara Silva (Escola Avelina Sandes).

¬¬¬¬¬¬¬_________________

Prefeitura de Itabuna

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui