Itabuna: Vane recebe secretário de Saúde da Bahia que anuncia reforço no combate ao Aedes aegytpi

A guerra contra o Aedes aegypti em Itabuna ganhará um reforço importante na próxima quarta-feira, 9, quando o município receberá mais 92 pulverizadores costais para o trabalho de campo. O anúncio da chegada das máquinas, que serão utilizadas para aplicação de inseticida residual em cada imóvel, foi feito neste sábado, 5, pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Villas Boas, após vistoria no QG de Combate ao Mosquito, no centro da cidade, acompanhado pelo prefeito Claudevane Leite.

O prefeito e o titular da Sesab visitaram o QG de Combate ao Mosquito da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida do Cinquetenário, e conversaram com médicos, técnicos e pacientes. Vane destacou que a Prefeitura, com apoio do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, está trabalhando em várias frentes para reduzir o número de pessoas contaminadas pelas arboviroses e assegurar aos pacientes um atendimento digno e de qualidade.

Entre as ações, o prefeito Vane citou o uso do carro fumacê e de pulverizadores costais, nos bairros com maior número de casos da dengue, zika vírus e chikungunya, e reafirmou que o trabalho de campo será ampliado quando ao município receber mais pulverizadores costais, que serão utilizados para o controle focal do Aedes aegypti nas residências. O produto tem ação contra o mosquito por um período de um ano. “Além disso, estão mantidos os faxinaços nos bairros todas as quartas-feiras”, afirmou.

Itabuna: Vane recebe secretário de Saúde da Bahia que anuncia reforço no combate ao Aedes aegytpi

PIONEIRO

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, observou que a epidemia das arboviroses vem ocorrendo em todo o país e que Itabuna, por registrar um número de casos acima da média dos municípios baianos, está recebendo atendimento especial dos governos municipal e estadual. Ele destacou que Itabuna é o primeiro município brasileiro a fazer o uso das máquinas costais para eliminação intradomiciliar do mosquito Aedes aegypti.

Fábio Vilas Boas disse ainda que o trabalho em parceria com o município inclui o envio dos equipamentos e contratação de equipes para retirada as baronesas do Rio Cachoeira. No entanto, destacou que o mais importante para acabar com criadores do mosquito que transmite as arboviroses é o envolvimento da população, que deve manter o cuidado diário com calhas, fechar bem os reservatórios e manter limpos os terrenos baldios. “Além disso, cada pessoa deve inspecionar a própria casa pelo menos uma vez por semana”, afirmou

O secretário estadual da Saúde elogiou o atendimento e a estrutura montada pela Prefeitura de Itabuna para atendimento aos pacientes com os sintomas de dengue, chikungunya e zika vírus. O chamado QG de Combate ao Mosquito Aedes aegypti funciona desde 17 de fevereiro, 24 horas por dia, com atendimento de 120 profissionais, entre médicos e enfermeiros além de voluntários. 

De acordo com dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde desde a inauguração do QG até a manhã deste sábado foram feitos cerca de 20 mil atendimentos, com 11.487 pacientes com sintomas da dengue, 6.068 zika, 1.616 chikungunya, dengue 11.487 e 482 com arboviroses não identificadas. A estimativa é que pelo menos 20% desses pacientes sejam moradores de municípios como Buerarema, Itapé, Itajuípe, Coaraci, Barro Preto e São José da Vitória, além de Itabuna.

HOSPITAL DE BASE

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, e o secretário estadual de Saúde Fábio Vilas Boas, também estiveram, na manhã deste sábado, no Hospital de Base. Eles discutiram novos investimentos para o maior hospital público do sul da Bahia. “O Governo do Estado tem sido um grande parceiro de Itabuna, com envio de equipamentos, máquinas e medicamentos para o Hospital de Base. Mas sempre estamos precisando de mais apoio porque é grande a demanda pelo atendimento de pacientes” disse Vane. 

O prefeito discutiu com o secretário sobre a necessidade da realização de obras no hospital para ampliação de novos leitos de UTI e reforma de cinco salas do centro cirúrgico. “Quando assumimos a administração da cidade, tínhamos apenas três leitos funcionando. Aumentamos para nove o número de leitos e a meta é ampliar as unidades de UTI. Queremos aumentar também as cirurgias eletivas de 400 para 600 mês”, afirmou Vane, acrescentando que o Hospital de Base de Itabuna atende a população de mais de 130 municípios.

Secom Itabuna

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui