Itabuna: Vacinação antirrábica de cães e gatos prossegue

Itabuna: Vacinação antirrábica de cães e gatos prossegue

Com objetivo de garantir a cobertura vacinal de um número maior de cães e gatos, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde (CCZ) realizam, até a próxima sexta-feira, 15, busca ativa nos bairros Campo Formoso, Novo Fonseca, Maria Matos (Rua de Palha) e Vale do Sol em Itabuna. Além disso, a imunização está ocorrendo em dois pontos fixos na Unidade de Referência José Maria de Magalhães Neto (antiga Fundação Sesp), no centro, e na sede do CCZ, no bairro Antique.

O diretor do CCZ, Waldemar Oliveira D’Afonseca, alerta aos donos que a vacina é importante para garantir a saúde dos bichos de estimação e proteger a própria família de uma possível transmissão da raiva. “Quem, por algum motivo, não teve como assegurar imunização no Dia Nacional de Vacinação Antirrábica, no sábado, deve levar seus animais a uma das duas unidades, que estão funcionando das 8 às 17 horas”, afirma.

Nesta segunda-feira Waldemar D’Afonseca divulgou o balanço parcial da campanha de vacinação que foi iniciada no dia 11 de agosto, pela zona rural, com visitas de casa em casa e nos condomínios residenciais Pedro Fontes I e II, no São Roque, e Jardim América I e II, no Novo bairro Califórnia. Na zona rural foram vacinados 2.479 cães e gatos. No total foram imunizados 18.672 animais, dos quais 14.948 cães.

O diretor do CCZ explica que a raiva é transmitida quando o vírus existente na saliva do animal infectado entra no organismo. Quando uma pessoa é atacada pelo bicho com mordida, arranhadura e até lambedura a doença pode ser transmitida, o que pode levar o paciente à morte. Devem ser vacinados contra a doença os animais a partir de três meses de idade.

____________________

Prefeitura de Itabuna

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui