Pelo menos 250 participantes com direito a voto, além de dezenas de convidados e observadores estão confirmados para a Conferência Municipal de Educação: Adequação do Plano Municipal de Educação (PME) ao Plano Nacional de Educação (PNE) que está sendo convocada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Educação – SEC. O evento será aberto pela secretária Dinalva Melo do Nascimento, às 19 horas desta quarta, no auditório do campus 2 da Unime.
Desde o início do mês que técnicos e assessores pedagógicos da SEC trabalham para finalizar o documento será submetido à apreciação e votação dos conferencistas antes de ser encaminhado à Câmara de Vereadores. Segundo a diretora do Departamento de Educação Básica da SEC, Regiane Cruz dos Santos, em cada Grupo de Trabalho serão abordados, respectivamente a partir de cada eixo, os temas Educação Infantil, Ensino Fundamental, Alfabetização na Idade Certa, Escola de Tempo Integral e Educação de Qualidade.
Também serão tratadas questões relativas ao Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Profissionalizante, Educação Inclusiva e Elevação da Escolaridade para Redução da Desigualdade, Educação Superior, Valorização do Magistério e Gestão e Financiamento. Para participar da Conferência foram convocados representantes das instituições públicas e privadas e profissionais de diversos segmentos ligados ao setor educacional.
De acordo com o programa divulgado pela Comissão Organizadora da Conferência, as atividades serão iniciadas, com o pronunciamento da secretária municipal de Educação, Dinalva Melo do Nascimento. Em seguida acontece a palestra magna sobre “O Plano Nacional de Educação e Suas Implicações para os Municípios”, com abordagem da professora Gilvânia Nascimento, da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).
Na manhã de quinta-feira, 21, a programação começa às 8h30min com a leitura e aprovação do Regimento da Conferência Municipal de Educação. A partir das 9 horas acontecem as Plenárias Temáticas em sete Grupos de Trabalhos (GTs), quando serão debatidos os seguintes eixos: Universalização da Educação; Redução da Desigualdade e Valorização da Diversidade; Educação Superior; Valorização do Magistério; Gestão e Financiamento. À tarde estará reservada para apresentação dos relatos e a plenária final para aprovação das metas, partir das 16 horas.
Fonte: Ascom da prefeitura