Itabuna terá cooperação do Instituto Natura na área da Educação

Itabuna será um dos primeiros municípios do Sul da Bahia a assinar Termo de Cooperação técnica com os institutos Natura e Arapyaú e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) para ações na área educacional. A parceria vai permitir que a Rede Pública Municipal de Ensino desenvolva os projetos Conviva Educação, Trilhas da Leitura e Comunidade de Aprendizagem. Na área de gestão da Educação, Itabuna receberá assessoria e consultoria de empresa especializada para a revisão e reelaboração do Plano Municipal de Educação e reestruturação do Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério.

Nesta sexta-feira, dia 6, às 8 horas, no auditório da Torre Administrativa, no Campus da Uesc, acontece a solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica durante evento organizado conjuntamente pela Amurc, Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Fórum de Secretários Municipais de Educação. Os projetos serão desenvolvidos em duas etapas e o suporte técnico ficará a cargo do Instituto Natura, que vai se responsabilizar pela formação e capacitação de profissionais, doação de materiais e assessoramento.

Segundo a secretária da Educação de Itabuna, professora Dinalva Melo do Nascimento, a iniciativa do Instituto Natura tem por objeto social a transformação da sociedade, focando a promoção da qualidade de vida, em suas diferentes dimensões, com ênfase na educação, na ampliação das liberdades, na democratização do acesso à informação, no aprofundamento da justiça social e na sustentabilidade.

Ela explica que, na primeira etapa, caberá ao município disponibilizar um profissional para coordenar cada um dos projetos e a viabilização de transporte para que estes profissionais participem das formações. Todos os projetos fornecidos diretamente pelo Instituto Natura nesta fase serão implementados sem nenhum investimento financeiro adicional por parte do Município.

Já na segunda etapa, que consiste na consultoria e assessoria técnica, complementa a secretária, a contrapartida do município será uma taxa de adesão já que boa parte dos custos serão suportados pelo Instituo Natura e Instituto Arapyaú. Nesta fase o município receberá assessoria e consultoria de empresa especializada para a revisão, reelaboração de seu Plano Municipal de Educação, bem como para a reestruturação Plano de Carreira para os Profissionais do Magistério Municipal.

Fonte: Ascom da prefeitura

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui