Itabuna: Técnicos da Prefeitura participam de capacitação com a Fundação Getúlio Vargas

Pensar, organizar, definir metas e planejar estrategicamente as ações da administração municipal para os próximos anos. Com este objetivo, assessores e técnicos da Prefeitura de Itabuna participaram ontem e hoje, de uma oficina sobre gerenciamento de projetos, ministrada por uma equipe da Fundação Getúlio Vargas. A oficina é uma das etapas do Planejamento Estratégico que está sendo desenvolvido pela FGV desde o mês de agosto e que já teve um seminário de três dias, com secretários e presidentes das fundações e da Emasa.

O assessores e técnicos participaram da oficina na condição de gerentes de projetos e receberam orientação sobre o gerenciamento dos mais de 45 projetos que estão em desenvolvimento em todas as secretarias, fundações e na Emasa. Os projetos estão sendo orientados, avaliados e monitorados pela FGV. No encontro também foram definidas as ações que serão implementadas, a curto, médio e longo prazos visando assegurar o alcance dos objetivos e metas pelo governo municipal até 2017.

Segundo o técnico Felipe Fernandes de Moraes Bittencourt, da FGV Projetos, os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Itabuna foram muito bem detalhados, principalmente em relação aos objetivos de cada ação e das intervenção que serão executadas. Ao falar da implantação do núcleo de gerenciamento de projetos, Felipe ressaltou que será um instrumento imprescindível para que haja um acompanhamento criterioso capaz de gerar dados significativos para análise tanto da FGV quanto do governo municipal.

Quanto aos benefícios que serão gerados, ele lembrou que o foco principal do Planejamento Estratégico são os problemas e as demandas apresentadas pela população, sobretudo no que se refere aos serviços públicos. “Neste sentido, os gerentes de projetos têm um papel preponderante porque serão eles que irão promover a interlocução entre as diversas secretarias, fundações e autarquias, além de atuarem como mobilizadores, para que tudo o que está planejado seja executado, visando a eficiência e a redução de custos nas ações implementadas”, afirmou Felipe Bittencourt.

Designada como uma das gerentes de projetos da Secretaria da Educação, a assessora da Educação Infantil, Cláudia Celeste, ressaltou que a oficina teve uma importância singular no que se refere a capacitação daqueles que irão gerenciar as ações previstas no Planejamento Estratégico. “A partir desta oficina é possível compreendermos o quanto é necessário planejarmos e executarmos as ações de governo de maneira organizada, articulada e integrada, ou seja, com o envolvimento de todos os organismos que compõem a administração pública municipal, visando atender as expectativas da população e superar as demandas reprimidas”, argumentou.

_______________________________

Prefeitura Municipal de Itabuna

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui