Itabuna: “Sul da Bahia em Ação” pontuou ações sustentáveis em Reunião da ACI

Durante uma reunião na sede Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI nesta segunda-feira, 23, empresários do “Sul da Bahia em Ação” apresentaram alguns projetos em construção sobre as principais demandas da sociedade local. A proposta, segundo o coordenador Hélio Nascimento visa canalizar ações de interesse social, para que, em parceria com as instâncias públicas e privadas, venham ser realizadas de modo mais célere.

A demora na execução de projetos que beneficiam a sociedade em geral, levou os empresários a adotarem o modelo de sucesso, o “Espírito Santo em Ação” para ajudar no desenvolvimento de ações que visam uma sociedade melhor e mais justa. Nessa perspectiva, com a ajuda de profissionais de diversas áreas, estão sendo elaborados projetos, em que o primeiro deles visa a qualificação de mão de obra, com o objetivo de envolver o setor de Recursos Humanos das empresas mantenedoras.

O segundo projeto visa implantar um modelo de escola em tempo integral em Itabuna e Ilhéus, onde o grupo está iniciando a sua atuação. A água é também uma das preocupações do grupo, que estará desenvolvendo um projeto a partir de um diagnóstico sobre a situação atual. Através de uma parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o grupo estará sistematizando os dados socioeconômicos de Itabuna.

Ainda com o propósito de capacitar profissionais, o grupo está desenvolvendo o projeto Agente de Desenvolvimento para a capacitação voltada ao servidor público na área de gestão, fiscalização, contabilidade, dentre outros. Por último, a ideia é revitalizar os espaços públicos, que, em parceria com a Prefeitura de Itabuna visa realizar um diagnóstico dos espaços existentes, para desenvolver ações.

“O grande objetivo é que, um projeto, uma vez sendo construído, vão estar na mesa: a Prefeitura, o Governo do Estado, o Ministério Público, os órgãos de licenciamento, os bancos, as entidades financiadoras, as empresas. Ou seja, as pessoas que de certa forma forem fazer parte ou contribuir com aquele projeto, estarão na mesa e, ali as coisas vão ser aceleradas, definidas e vão acontecer”, explicou Hélio.

O presidente da ACI, Luiz Ribeiro, que também integra o Grupo de Trabalho do “Sul da Bahia em Ação”, revelou que “o ponto fundamental é o grupo conseguir moralidade e respeito do Poder Público. As pessoas que participam do grupo estão comprometidas em conquistar uma mudança para Itabuna e região. Tenho certeza que vai avançar muito, mas, para isso, temos que ir sem vaidades, com o sonho de construir uma sociedade melhor”, declarou.

A reunião contou com a presença de representantes das classes empresarial, comercial e entidades parceiras, que aprovaram a iniciativa do “Sul da Bahia em Ação”. “Temos que sair da situação de queixosos para fazer algo por nossa região. Por isso, precisamos construir uma relação fundamentada em princípios e valores com o Poder Público que busque o resultado prático e façam com que as coisas venham funcionar”, revelou o empresário e subcoordenador do Grupo, Ronaldo Abude

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui