Itabuna: Simpósio reúne ex-residentes e cirurgiões gerais no Hblem

Com a finalidade de divulgar as atividades científicas realizadas no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (Hblem), o “I Simpósio de Cirurgia Geral e I Encontro dos Ex-residentes” do hospital reuniu o fundador da Residência Médica, João Antônio de Carvalho, o primeiro residente da unidade, Antônio Gabriel Oliveira, e demais profissionais, que compartilharam conhecimentos em torno da cirurgia geral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O centro de estudos, que leva o nome do fundador, completou 11 anos de fundação, reunindo ex-residentes e cirurgiões em palestras que vivenciaram a prática da cirurgia. No encontro foram exibidos vídeos e os profissionais acompanharam uma cirurgia ao vivo de colecistectomia por Single Port, coordenada pelo médico Luiz Henrique de Souza, de Goiânia.

De acordo com João Antônio de Carvalho, que atualmente atua como diretor médico do Hospital Espanhol, em Salvador, o simpósio agrega conhecimentos e profissionais, como Antônio Gabriel Oliveira, primeiro residente, que hoje integra o corpo clínico do Hblem na especialidade de urologia e cirurgia geral. “O simpósio teve o objetivo de divulgar o Hospital de Base e mostrar o que a unidade vem realizando atividades científicas”.

O atual coordenador do programa de Residência Médica e Cirurgia Geral, João Correia, revela que o profissional passa pelo programa durante um período de dois anos, na formação de cirurgia geral, que é pré-requisito para outras especialidades. “O evento consolida a residência, mostrando a comunidade o que o Hblem oferece a toda a região”, destaca.

De acordo com a presidente da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi), Gilnay Santana, a residência do Hblem já tem 11 anos formando cirurgiões para todo o Brasil e até para outros países. Para o secretário de saúde Geraldo Magela, o evento foi uma oportunidade de “qualificação dos profissionais e expõe a possibilidade de transformar a instituição de referência no que diz respeito à preparação dos residentes em suas futuras especialidades”. O simpósio foi coordenado pelos médicos João Correia, Álvaro Albano e Paulo Medauar.

Temáticas

As palestras percorreram as temáticas em torno da Otimização da Analgesia Pós Operatória; Evolução dos Procedimentos Cirúrgicos; Abordagem Laparoscópica da Doença do Refluxo; Abordagem Cirúrgica do Trauma Urológico; Tratamento Cirúrgico nas Doenças Inflamatórias Intestinais; Cirurgia Bariátrica; Urgências Urológicas Não-Traumáticas; Tratamento Endoscópico de Caledocolitíase.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui