Com o apoio da Prefeitura de Itabuna, a Caixa Econômica Federal (CEF) promoveu Seminário de Capacitação para Gestores Municipais de convênios e contratos com o Governo Federal. Realizado no auditório do Sest/Senat, na quarta-feira, 22, no bairro Lomanto Júnior, o evento reuniu prefeitos, secretários, gestores, engenheiros e arquitetos do sul da Bahia. Representantes de 30 municípios regionais participaram.
O secretário municipal de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, destacou a importância do Seminário para estreitar o relacionamento da Caixa Econômica com os gestores e melhorar a captação de recursos pelos municípios. “É importante o auxílio da CEF para ajudar as prefeituras a aprimorar seus projetos e conseguir a liberação de recursos federais para a execução de obras de infraestrutura”, observou Wenceslau.
Os prefeitos de Itapitanga, Joaquim Babo, e Santa Luzia, Antônio Guilherme, respectivamente, afirmaram a importância do acesso às informações sobre o trâmite dos contratos e convênios com o Governo Federal. Já o presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (AMURC) e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, disse que até 2009 existia resistência dos municípios na comunicação com a Caixa. “Mas essa situação mudou após a criação do Gerente Municipal de Convênios (GMC)”, afirmou.
De acordo com Lenildo Santana, o funcionamento do GMC tem contribuído para melhorar ainda mais as ações nos municípios, pois há um agente público que acompanha cotidianamente e tem informações com mais agilidade sobre o andamento dos contratos e convênios com a União. O evento foi aberto pelo superintendente Regional da CEF, Marcus Vinícius Nascimento, que destacou a importância do Seminário de capacitação para os representantes dos municípios regionais, visando a agilização dos processos com recursos do governo federal junto a Caixa Econômica Federal.
Ascom da prefeitura