Itabuna: Secretaria de Saúde fez atendimentos no Mutirão da Saúde Mental

Além de proporcionar atendimentos diferenciados ao ar livre aos pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS I e II, o Mutirão de Saúde Mental promovido hoje pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, na Praça Rio Cachoeira, também facilitou a interação com a população. Com o tema “Saúde Mental: Um fazer possível”, o evento marca a data nacional que marca o Dia da Luta Antimanicomial.

O prefeito Claudevane Leite acompanhou o Mutirão e expressou sua alegria em concretizar mais uma atividade para melhorar as condições psíquicas dos pacientes que necessitam de atendimento nos CAPS. “A luta antimanicomial ficou conhecida por desaprovar a lógica de encarceramento de pacientes em hospitais psiquiátricos no País e incentivar a saída de pacientes isolados para tratamento junto às suas famílias”, explicou o prefeito, acrescentando que a Prefeitura tem reforçado o trabalho do Núcleo de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde.

Dona Luzia Cardoso Evangelista Duarte, mãe da paciente do CAPS II Luzia Cardoso Duarte, elogiou a estrutura montada na Praça Rio Cachoeira. Ela destacou a importância das ações realizadas pela Prefeitura de Itabuna em favorecer do cuidado integral aos portadores de transtorno mental e promover atividades de interação aos pacientes.

“Minha filha estava muito ansiosa em participar das atividades recreativas e interagir com as pessoas. É muito bom acompanhar as ações, pois é muito difícil socializar minha filha em outros ambientes por conta do preconceito. Aqui sei que não existe distinção”, disse dona Luzia. Já Rosilene Santos, também paciente do CAPS II, observou que eventos como esse incentivam a reflexão sobre a questão do preconceito, além de garantir melhor qualidade de vida aos pacientes.

No mutirão foram oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, vacinação, prevenção de glaucoma, teste rápido HIV/AIDS, higiene bucal, orientação nutricional e sobre uso de medicamentos. Também houve roda de conversa com profissionais de saúde, oficinas e exposição da produção de pinturas e outros objetos confeccionada pelos pacientes assistidos pelo Núcleo de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde.

Segundo a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Adriana Emídio, o mutirão favoreceu mais de 100 atendimentos para o cuidado integral ao portador de transtorno mental e aos usuários de crack, álcool e outras drogas. “Além disso, foram desenvolvidos atitudes de resgate da autoestima, autocuidado, estimular e viabilizar as diferentes formas de expressão e os sentimentos de valorização” destacou.

Fonte: Ascom da Prefeitura

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui