Itabuna: Secretaria da Saúde reavalia Plano de Contingência contra a dengue e chikungunya

A contratação de mais médicos para o Pronto Atendimento da dengue que funciona no antigo SESP, após análise técnica da Secretaria de Saúde da Bahia; a compra de materiais e insumos; e a padronização da prescrição médica para diminuir o tempo da permanência do paciente até o diagnóstico da doença são algumas das medidas que serão adotadas a partir desta semana pela Secretaria de Saúde de Itabuna. Estas foram as decisões de um encontro nesta tarde com representantes das diretorias de Vigilância em Saúde, Epidemiológica, Atenção Básica, Média Complexidade, Planejamento, Administração e Licitação com o secretário Eric Ettinger.

Construído pelo município em outubro de 2014, o Plano de Contingência contra a Dengue está sendo atualizado diante do crescimento dos registros de casos da doença que contabilizou 1.373 casos até às 10 horas da manhã de hoje.

A Secretaria Municipal da Saúde também aguarda análise técnica pela Secretaria de Saúde da Bahia – Sesab para adoção de medidas emergenciais. Nesta quinta-feira o secretário Eric Ettinger e os representantes da Comissão do Plano de Contingência visitarão os hospitais que serão mobilizados para atender pacientes com sintomas em caso de necessidade.

A Ouvidoria da Secretaria da Saúde também vai iniciar uma inspeção nos hospitais para a reativação dos leitos de retaguarda disponibilizados para o atendimento ao Sistema Único de Saúde – SUS. “Estamos trabalhando sobre os dados de 2009, quando ocorreu o último surto de dengue no município com o registro de 14.900 mil casos da doença”, explica Eric Ettinger.

A Secretaria da Saúde orienta a população que, em caso de apresentação dos primeiros sintomas da doença, seja procurada a unidade de saúde mais próximo de casa, antes de se deslocar até o Pronto Atendimento no antigo SESP. Esta medida visa desafogar o número de atendimentos na unidade do centro da cidade. “Médicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde estão aptos para o atendimento. Em caso de emergência, o paciente será encaminhado para internamento em algum hospital da cidade”, concluiu.

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui