Na manhã desta terça-feira, enquanto aguardava para mais uma consulta de rotina da filha Raia Eloá, 10 meses, o casal Roseane Nascimento e Tarcido Lopes mostrava-se satisfeitos com a qualidade dos serviços oferecidos pela equipe da Unidade da Saúde da Família José Monteiro, no Pedro Jerônimo. A exemplo de outros moradores do bairro, o casal também elogiou a reforma da unidade realizada pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde com o investimento em recursos próprios e do Ministério da Saúde.
Toda a estrutura da unidade passou por reparos, inclusive as redes elétrica e hidráulica, recebeu um novo telhado, além de ter a ampliada à capacidade de atendimento com a instalação de mais dois consultórios médicos. A Unidade da Saúde da Família José Monteiro também teve reformado um auditório que, a partir dos investimentos, poderá atender até 30 pessoas nas palestras e cursos de orientação prestados à população.
A reforma devolveu à comunidade e à equipe médica e de enfermagem autoestima e melhores condições de trabalho, o que se reflete no atendimento. “Aguardar atendimento para minha filha em um local limpo e arejado nos faz sentir bem. Não temos condições de pagar um plano de saúde particular, mas ganhamos um serviço de qualidade do Sistema Único de Saúde”, afirma Tarcido Lopes, destacando o tratamento que usuários, pais, responsáveis e pacientes recebem diariamente.
“Os atendentes, enfermeiros e médicos demonstram o maior carinho pela nossa filhinha. Depois da reforma tudo melhorou. E isso não é só comentário meu. Na rua onde moramos, as pessoas também comentam a melhoria das condições físicas da unidade e sobre a qualidade do atendimento prestado pela equipe”, contou o jovem pai de Raia Eloá.
A mesma satisfação também já pode ser sentida na Unidade de Saúde João José Soares, no Vila das Dores, comunidade também conhecida Alto dos Canecos. A unidade também passou por uma reforma completa, executada pela Prefeitura de Itabuna e ganhou a ampliação de mais cinco salas, que foram entregues à comunidade em setembro passado. A equipe já colocou em prática o projeto social de humanização do atendimento dos usuários e pacientes, através de atividades educativas e recreativas, como por exemplo, a realizada na segunda-feira, dia 12, em comemoração ao Dias das Crianças.
“Além das crianças, envolvemos pais e responsáveis na atividade lúdica e nas brincadeiras. Passamos dicas sobrea à importância de manter em dia o Cartão de Vacinação e outras informações importantes para o crescimento saudável da criança”, disseram as técnicas de enfermagem Valdirene de Souza Bezerra Araújo e Elaine Silva Alves Andrade.
As duas profissionais anunciam mais um projeto destinado à comunidade do Vila das Dores na manhã de sexta-feira, dia 16. “Vamos reunir as mulheres do bairro com o Grupo Se Toque para destacar a importância do autoexame das mamas e da visita regular ao mastologista para que o câncer de mama seja evitado. Já no mês de novembro vamos realizar atividade com os idosos, tratando sobre a importância da valorização e de sua inserção na sociedade. Também participaremos da campanha do Novembro Azul, que torna o mês referência na luta contra o câncer de próstata”, explicam as técnicas de enfermagem Valdirene de Souza Bezerra Araújo e Elaine Silva Alves Andrade.
Ascom da prefeitura