Itabuna: Redução da evasão escolar evita bloqueios do Bolsa Família

Itabuna: Redução da evasão escolar evita bloqueios do Bolsa Família

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um intenso trabalho da Secretaria da Educação de Itabuna está dando resultados significativos na redução da evasão escolar e evitando o bloqueio do pagamento do Bolsa Família aos estudantes das redes pública municipal e estadual de ensino, bem como para alunos bolsistas de escolas privadas. Entre os meses de fevereiro e março deste ano, segundo o Sistema Presença, mantido pelo Ministério da Educação e que faz link com o Programa Bolsa Família, haviam 3.806 estudantes itabunenses tidos como não-localizados em consequência da falta de frequência à escola ou mesmo por conta da transferência da unidade de ensino.

Com esse status registrado no Sistema automaticamente muitos estudantes estavam com seus benefícios bloqueados. Diante desta realidade, a Secretaria da Educação (SEC), iniciou uma série de intervenções junto aos diretores de escolas e conselhos escolares visando à mobilização das famílias que, através de encontros e um trabalho de busca ativa, foram sensibilizados e conscientizados para a necessidade de manter e acompanhar a frequência escolar dos seus filhos. Como resultado, agora em outubro, o número de estudantes tidos como não-localizados foi reduzido para 1.514.

Segundo explicou o operador-máster do Projeto Sistema Presença em Itabuna, Fábio Mendes Pereira, a expectativa da Secretaria da Educação é reduzir esses indicadores ao máximo. “Para tanto, estamos investindo na conscientização dos pais dos alunos, no sentido de que compreendam e se comprometam a mantê-los na escola, como condição para continuar recebendo o benefício do Bolsa Família. Afinal, o principal objetivo do Programa é auxiliá-los na manutenção da escolaridade de seus filhos”, argumentou.

Fábio Mendes destaca que a parceria estabelecida com os diretores das escolas, principalmente das redes estadual e particular, tem ajudado bastante na eficientização das ações desenvolvidas pela SEC, por meio da Coordenação Municipal do Sistema Presença, sob a responsabilidade da professora Joana Lima. Ele ressalta ainda que o trabalho permitiu tanto o desbloqueio quanto o cancelamento em definitivo do benefício. O bloqueio é sempre feito após constatada evasão escolar e mediante o envio de três advertências formais aos pais e/ou responsáveis pelos alunos.

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui