Em parceria com o Hospital de Olhos Ruy Cunha e o Ministério Público Federal, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu hoje mais uma etapa do projeto Glaucoma Day, que inclui a triagem com objetivo de detectar precocemente doenças oculares e assegurar tratamento gratuito aos pacientes. A ação foi promovida nesta quinta-feira, em Itabuna, no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo SESP). Para esta etapa, os agentes comunitários de saúde pré-selecionaram cerca de 100 pessoas em grupos de riscos.
A triagem está sendo feita durante todo o dia na unidade de saúde, no centro da cidade. Os pacientes cadastrados responderam a um questionário de avaliação e são submetidos a exame de Tonometria para medir a pressão intraocular visando à detecção precoce da doença, que não tem reversão do quadro.
A oftalmologista Juliana Guidi explica que as pessoas com idade a partir de 40 anos devem ficar atentas e fazer exames oculares regularmente. O glaucoma tem maior prevalência em pessoas com histórico na família. “Por isso, que é importante que o paciente com histórico na família procure o atendimento de um especialista”, afirma, acrescentando que entre os negros os riscos são maiores. A profissional diz ainda que o glaucoma é uma doença silenciosa, mas que pode ser prevenida e controlada.
O paciente beneficiado com o projeto recebe acompanhamento médico gratuito, inclusive com acesso a colírios. Entre as pessoas beneficiadas está a aposentada Maria Alves de Sales, 75 anos, que aprovou o atendimento. “Se não fosse o atendimento que tenho recebido gratuitamente não estaria enxergando hoje. Tenho que agradecer muito a Deus e aos profissionais que me atenderam”, afirma a dona Maria Alves.
O programa GlaucomaDay foi realizado pela primeira vez em 2013. Nos últimos dois anos mutirões foram promovidos na Praça Rio Cachoeira e em bairros como Nova São Caetano, Conceição, Fátima e Lomanto Júnior, sempre com o apoio da Secretaria Município de Saúde. Somente neste ano, mais de mil pessoas passaram pela triagem dos técnicos e os pacientes com problemas, foram encaminhados para tratamento médico.
Ascom da prefeitura