Itabuna: Programa de Controle da Dengue em Itabuna terá reforço de novos veículos

A Secretaria Municipal da Saúde contratou empresa para locação de três veículos – Foto Secom Itabuna (1)
Amobilização da comunidade e o trabalho dos agentes de endemias para o combate ao mosquito Aedes aegypti e prevenção à dengue durante as estações mais quentes ganharam reforço. A Secretaria Municipal da Saúde de Itabuna contratou a locação de três veículos para intensificar o trabalho de campo realizado pelos agentes no Programa de Controle da Dengue. Segundo o coordenador de combate a Endemias, Renato Freitas, a medida foi necessária porque os supervisores de campo perdiam muito tempo se deslocando de ônibus para áreas distantes do Centro.

Renato Freitas explicou que os veículos serão incorporados ao trabalho,na próxima semana,depois de emplacados e plotados. O coordenador adiantou que a Vigilância Epidemiológica vai receber até o final do ano um veículo minivan, com 12 lugares, doado pelo Ministério da Saúde para a melhoria dos indicadores epidemiológicos do município. A doação da minivan já foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 19 de agosto, mas só pode ser efetivada após as eleições.

A quantidade de casos de dengue continua diminuindo na cidade. A segunda semana de setembro foi a primeira em 14 anos em que não foi registrado nenhum caso de dengue em Itabuna. No entanto, o coordenador de Combate a Endemias, Renato Freitas, esclarece que, apesar da diminuição, assegurada pelas modificações na metodologia do Programa de Controle da Dengue implantadas pela atual administração, é preciso que a população mantenha os cuidados básicos.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o apelo para que a comunidade continue evitando a produção de ovos do mosquito, cabeças-de-prego e proliferação do Aedes aegypti. Para tanto, é necessário cobrir reservatórios, trocar a água de vasos com plantas a cada cinco dias e não deixar qualquer recipiente exposto, sem tampa e que possa acumular água, a exemplo de pneus velhos, garrafas e tampinhas de refrigerantes e vasilhames.

__________________

Prefeitura de Itabuna

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui