Itabuna: Problemas graves na estrutura ameaçam feira do São Caetano

Uma comissão da Prefeitura de Itabuna, formada pelas Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), além da Defesa Civil e do Gabinete do Prefeito, se reuniu, na sexta-feira, 1º, com os comerciantes da Feira do São Caetano para falar sobre os riscos a que estão expostos em razão do desgaste da cobertura, cuja estrutura encontra-se oxidada e com vários pontos de ruptura.

A visita da comissão foi realizada após comunicado feito pelo secretário Marcos Monteiro, da Sedur, dando conta de que há risco iminente de desabamento, representando ameaça para comerciantes e consumidores. No mesmo dia, a Defesa Civil orientou os feirantes sobre a possibilidade de terem que deixar o local e todos assinaram um documento concordando com os termos apresentados pela comissão.

O secretário Marcos Monteiro informa que uma terceira avaliação será feita durante esta semana, com apoio do Corpo de Bombeiros e CREA,  a fim de verificar se há alguma solução paliativa que permita o funcionamento da feira, sem precisar mudar. Mas Monteiro adianta que a constatação dos problemas e o risco de desabamento com ameaça a vidas humanas tornam difícil essa hipótese. A solução ideal é uma reforma completa, diz Marcos, lembrando que na audiência que teve com o governador Jaques Wagner, no dia 15 de fevereiro, o prefeito de Itabuna apresentou o pleito e obteve sinalização positiva de Wagner.

Nesta segunda-feira, 4, a Sedur, a Defesa Civil e a Seagrima levarão suas conclusões ao prefeito Claudevane Leite, para que ele oriente sobre as próximas etapas. Segundo Vane, “a feira do São Caetano é uma das mais importantes de Itabuna, com grande importância para economia local, sendo sustento de várias famílias e ponto de convergência da população do bairro e adjacências”, mas o risco de ferir pessoas, ou até mesmo de morte, não permite vacilo por parte da Prefeitura.

Segundo o prefeito, o projeto contemplando as feiras não se resume a uma simples reforma. Vane assegura que o objetivo é fazer “praticamente novas feiras, mais higiênicas, mais modernas, mais seguras, mais bonitas, valorizando os espaços e as pessoas”. O prefeito já passou para a Secretaria de Planejamento e Tecnologia a missão de preparar os projetos que serão levados ao governador. No caso das feiras, a missão da Seplantec é compartilhada com as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

 

Ascom da Prefeitura de Itabuna

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui