Itabuna: Prefeitura prepara seminário do Orçamento Participativo 2016

A Prefeitura de Itabuna vai realizar na segunda-feira, dia 13, às 14 horas, no colégio CISO, audiências públicas da região do Fátima, Califórnia e Santa Inês do Programa Orçamento Participativo 2016. Na terça-feira, às 9 horas, o encontro será no distrito de Mutuns, que também foi remarcada pelos problemas causados pelas chuvas que castigaram a cidade há duas semanas. Após essas duas plenárias a Secretaria de Planejamento e Tecnologia (Seplantec) inicia a preparação para o seminário que acontece no próximo sábado, dia 18, no auditório da FTC.

Nos últimos 45 dias a Seplantec colocou em prática um dos compromissos da atual administração de envolver a participação da população na gestão dos projetos, programas e desafios da cidade. Por isso, os técnicos do Departamento de Planejamento Econômico realizou assembleias que ouviu durante as sugestões da comunidade à proposta de Orçamento Participativo para o exercício fiscal de 2016 segundo o coordenador Rosivaldo Pinheiro. “A partir das prioridades apontadas pela população do centro, bairros e distritos de Itabuna certamente o projeto que será enviado à Câmara de Vereadores será bastante rico”, opinou.

As audiências públicas mobilizaram toda a cidade e além de recolher propostas e sugestões, permitiram a prestação de consta pela administração do prefeito Claudevane Leite sobre obras, projetos e metas alcançadas nos últimos dois anos e meio. “Por meio de material audiovisual as comunidades puderam conhecer o que se realizou até agora e também o que está programada para ser executado até o final do ano a partir do levantamento dos problemas e formatação de um programa de ação”, explicou Rosivaldo Pinheiro.

Dentre as propostas apresentadas pela população nas audiência do Programa do Orçamento Participativo destacam-se a ampliação do Colégio Lourival Oliveira, no bairro Ferradas; construção do Módulo Policial, no Sinval Palmeiras, no bairro Urbis IV; construção de uma creche, no Lomanto Júnior; reforma das praças do Trabalho e Belo Horizonte, no Pontalzinho; construção de quadra poliesportiva no assentamento do Manoel Chinês; reforma e ampliação do posto de saúde na comunidade Roça do Povo e pavimentação de ruas da comunidade de Itamaracá e do bairro Vila Zara.

Além disso, as discussões com os moradores também abordaram a melhoria do saneamento básico do bairro Gegeu Rocha; construção de passarelas nos bairros São Caetano, Sarinha Alcântara e Vila Anália e construção do muro no entorno da creche e escola CAIC Jorge Amado, no bairro jardim Primavera. “Ninguém melhor do que os cidadãos para apontar os problemas de sua comunidade. Por isso, a administração municipal está ouvindo a população de uma forma democrática e transparente. Quando o contato é direto com os moradores, o planejamento de obras e serviços se torna mais preciso”, finaliza Rosivaldo Pinheiro.

 

Ascom da Prefeitura de Itabuna

 

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui