Itabuna: Prefeitura inaugura no Sarinha a segunda unidade da Casa das Artes

Ao som da percussão e apresentação de dança do Grupo Afro Encantarte, a Prefeitura de Itabuna inaugurou, na manhã desta quinta-feira, a Casa das Artes – Unidade Sarinha uma parceria entre a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC e o Centro Social Urbano Elzo Pinho de Magalhães – CSU. Ao discursar na solenidade, o prefeito Claudevane Leite expressou a alegria do governo municipal em proporcionar aos jovens a oportunidade de participar de cursos e oficinas de arte, esporte e cultura gratuitamente.

Para o prefeito Vane, a data marcará um dia festivo para o município, já que os jovens terão mais um instrumento público que cumpre papel social de inclusão. “Tenho uma relação especial com o CSU, pois já participei de diversos campeonatos de futebol aqui com a comunidade. Podemos dizer que Itabuna vive uma década decrescente na violência. Esse espaço será um dos mecanismos para intensificar a política pública de inclusão social dos nossos jovens em atividades culturais”, expressou o prefeito de Itabuna.

Segundo o presidente da FICC, Roberto José da Silva, a abertura da segunda Casa das Artes permitirá ao projeto alcançar em 100% o número de alunos inicialmente previsto. “É uma satisfação esse ambiente, que na verdade iluminará e libertará as mentes de jovens com conhecimento e cultura. O nosso objetivo é aumentar cada vez o número de alunos. Atualmente, já temos mais de 2.500 crianças, jovens e adultos em projetos sociais” explicou.

Já o coordenador do CSU de Itabuna, Edízio Ribeiro de Carvalho, destaca que a Casa das Artes terá importância para as comunidades que irão participar de ações socioeducativas e projetos de fortalecimento da cidadania e de desenvolvimento social e cultural.

“Atualmente são 37 mil pessoas em todo o estado beneficiadas com ações contínuas na área de esporte, cultura, inclusão digital, capacitação e geração de renda, entre outras, objetivando aperfeiçoar sempre suas atividades. Esse espaço foi totalmente revitalizado e recuperado na estruturas física para ampliar suas atividades e função social”, disse o coordenador

Na Casa das Artes – Unidade Sarinha crianças e jovens terão diariamente, entre segunda e sexta-feira, aulas de ballet, percussão, artes marciais, capoeira, violão, teclado, desenho, pintura, dança de salão, canto e futebol. Ao todo, o espaço conta com sete salas de aula, quadras e quiosque para proporcionar conforto para os jovens que participarão dos cursos nos períodos da manhã, tarde e noite.

A unidade Sarinha atenderá, além do Vila Anália e Sarinha, outros bairros como São Pedro, Pedro Jerônimo, Maria Pinheiro, Jardim Primavera, São Caetano, Novo São Caetano, Vale do Sol, Jaçanã, Novo Jaçanã e Núcleo Habitacional da Ceplac. O início das aulas está previsto para a próxima segunda-feira, dia 23. As matrículas inda estão abertas.

Participaram da solenidade, a deputada estadual Ângela Souza; secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro; chefe de Gabinete, Silas Alves, e o vereador Josué Brandão Junior. A classe artística também prestigiou o evento.

Fonte: Ascom da prefeitura

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui