Itabuna: Prefeitura esclarece que não há caso de Guillan Barré associado a vírus

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, informa para esclarecimento da população que até agora foram notificados apenas três casos suspeitos da Síndrome de Guillian-Barré em Itabuna. Desses, dois casos são de outros municípios.

O caso do município de Itabuna foi confirmado pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) como Síndrome de Guillian-Barré, mas sem histórico anterior de Dengue, Zika ou Chikungunya podendo ser determinado como de outros eventos neurológicos. A Secretaria Municipal de Saúde ainda aguarda laudos médicos.

A Bahia está em alerta com a epidemia de três doenças diferentes no estado: Dengue, Zika e Chikungunya. As três doenças são adquiridas e transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou seu primo, o Aedes albopictus.

Há também no estado a confirmação de casos da Síndrome Guillain-Barré, doença autoimune provocada por reação de defesa do organismo após doença infecciosa aguda.

A Secretaria Municipal de Saúde aproveita também para informar que o município de Itabuna não tem nenhum caso confirmado de Chikungunya. Atualmente são 2.955 de Dengue e 46 casos de Zika – confirmados através de exames clinico e epidemiológico.

A única forma de evitar essas três doenças é com o combate do mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Uma tarefa de todos.

Em caso de dúvida o contato com a Vigilância Epidemiológica deve ser através do telefone 3617-5692.

Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui