Itabuna, Porto Seguro e Simões Filhões estão entre as 10 mais violentas

O Mapa da Violência 2012 divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Sangari revelou dados agravantes para a Bahia. Três cidades do estado aparecem na lista das mais violentas do país, são elas: Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador lidera o ranking como cidade mais violenta do país, e Porto Seguro e Itabuna – ocupam respectivamente a 5ª e a 8ª posição.

Nos últimos dez anos, a Bahia registrou 34.098 homicídios. Nesta década, levando em consideração os números proporcionais – quantidade de homicídios a cada 100 mil habitantes – a Bahia saltou do 23º lugar do ranking nacional para 7ª posição em 2010. A lista é encabeçada por Alagoas, cuja taxa superar a marca dos 66 casos a cada 100 mil habitantes.

Embora os índices tenham crescido de forma generalizada nos municípios, em Salvador e na Região Metropolitana o alerta é maior. Desde o 2000, o aumento foi de mais de 418% na taxa de homicídio. Já no interior do estado, essa marca foi de 231,5% no mesmo período. Mesmo assim, o secretário de Segurança do estado, Maurício Barbosa, parece otimista. “São dados que refletem 10 anos anteriores. É claro que estamos preocupados com o número de homicídios. Não estamos nos furtando do trabalho. Por isso fizemos o Pacto pela Vida, que já resultou na redução de 16% na taxa de homicídios. Em 2011, depois de 10 anos de subida, teremos diminuição”, apostou Barbosa, otimista com a queda nos dados, de 2009 a 2011, que foi pontuada na própria pesquisa.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui