Itabuna: Parceria da Prefeitura com a Polícia Militar oferece atendimento odontológico gratuito

Até o próximo dia 23 o programa Odontomóvel, consultório itinerante que presta atendimento odontológico gratuito principalmente para famílias de baixo poder aquisitivo, está ajudando a melhorar autoestima, prevenir doenças e garantindo um novo sorriso para centenas de moradores de Itabuna. Na carreta estacionada ao lado da Base Comunitária de Segurança da Polícia Militar da Bahia, no bairro Monte Cristo, serão realizados cerca de 1.800 atendimentos odontológicos. Desde a terça-feira, dia 12, que mais de 200 moradores deste outros bairros já tiveram atendimento.

O programa Odontomóvel está sendo realizado pelo Governo do Estado, através do projeto Pacto pela Vida, com o apoio da Prefeitura de Itabuna, que disponibilizou a estrutura de toldos para acomodar os pacientes e mobiliza a comunidade. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados das 8 às 14 horas. Aos sábados somente são distribuídas 80 fichas, que são entregues todos os dias a partir das 6 horas da manhã, com prioridade para idosos e pessoas com deficiência. Além do atendimento, o programa promove a interação da Polícia Militar com a comunidade.

Uma equipe formada por 10 dentistas de diferentes especialidades realiza desde serviços básicos até procedimentos mais complexos, como extração e canal. Esta tem sido a oportunidade para quem sonhava resolver problemas odontológicos antigos, mas esbarrava na falta de condições financeiras para tratamento dentário. Este é o caso da aposentada Maria de Lourdes Reis, moradora do bairro Sarinha Alcântara.

Na terça-feira, logo cedo, a aposentada garantiu uma das 160 fichas distribuídas diariamente pela Base Comunitária de Segurança (BSC). “Estava com problema sério, sofrendo com dor de dente que não me deixava dormir direito. O transtorno era causado por uma obturação que caiu. Agora, já estou me sentindo melhor”, contou dona Maria de Lourdes, minutos depois de ser atendida por um dos dentistas do Odontomovel.

A vendedora autônoma Vandi Queiroz Oliveira, moradora do bairro Lomanto Júnior, foi outra paciente que aprovou o atendimento na unidade móvel. “Há pelo menos dois anos que não ia ao dentista e, logo que soube que seriam oferecidos tantos serviços, procurei garantir minha ficha. O melhor é que, em um só lugar, serei submetida a vários procedimentos”, afirmou enquanto esperava ser chamada para atendimento.

A comandante da Base Comunitária de Segurança, tenente PM Heidilane Nascimento, explica que o atendimento é oferecido para todas as idades, sendo exigida apenas apresentação do cartão do SUS e carteira de identidade de pessoas adultas. No caso dos menores é necessário que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis.

Na carreta, além de extração e canal, são oferecidos serviços de restauração, limpeza, aplicação de flúor, exames radiográficos, biopsias e até cirurgias de alta complexidade. A oficial da PM destaca que Itabuna foi o segundo município do interior da Bahia beneficiado com o pacote de serviços odontológicos gratuitos. O primeiro foi Vitória da Conquista. Os 10 consultórios móveis são equipados com a mais moderna tecnologia.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui